"Outras Palavras" vence eleições na UFMG

O dia de ontem (quarta-feira) foi especial para o movimento estudantil: por mais de mil votos de vantagem, a chapa "Outras Palavras", composta pela UJS e aliados (DS, PT e independentes), venceu as eleições do DCE da Universidade Federal de Minas Gerais contra a chapa "Voz Ativa", PCR/PDT e a chapa “Para além dos muros”, PSTU.

Mais de cinco mil estudantes foram às urnas. "Outras Palavras", oposição à gestão, obteve 2.532 votos contra 1.323 dos situacionistas. A terceira chapa, "Voz Ativa", chegou a surpreender e angariou 1.501 apoiadores.

As chapas tiveram pouco menos de um mês para fazerem suas campanhas. O debate central, mais uma vez, ficou por conta do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), e da diversificação do movimento estudantil.
Para a presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE/MG), Luiza Lafeta, esta é a vitória do campo da esquerda nacional. “O DCE volta a dialogar com a universidade e, principalmente, volta para a base da UNE, entidade histórica na luta do movimento estudantil no Brasil”, Afirma Luiza.

Débora Medeiros, estudante de medicina da UFMG e militante recém filiada do PCdoB, concorda e aponta a grande participação estudantil na eleição como uma resposta à falta de diálogo da gestão anterior. "Nosso movimento tem trabalhado para ter amplitude, ter mais diálogo com o estudante e transformar a realidade atual da UFMG. A participação de diversos segmentos independentes mostra que é possível construir um DCE amplo", disse.