Sem categoria

Weissheimer: Paraguai, uma nova Honduras?

O governo de Fernando Lugo está sob forte ataque da direita paraguaia. O objetivo é um só: derrubá-lo do poder. No semanário Pulso, o jornalista Pablo Stefanoni relata dificuldades do governo que assumiu um país, até então, “governado por máfias de todos os níveis, dedicadas a todo tipo de tráfico, contrabando e ilegalidades diversas, amparadas por um poder com o qual compartilhavam o botim. Ou simplesmente eram as máfias que exerciam, sem intermediários, o poder”.

Por Marco Aurélio Weissheimer

Há duas semanas, relata Stefanoni, foi tornado público o conteúdo de um email de um pecuarista chileno de nome Avilés, residente no Paraguai há mais de 30 anos, que propõe a arrecadação de uma contribuição financeira entre seus pares empresariais para comprar armamentos, formar milícias e identificar e matar comunistas. “Do mesmo modo que ocorreu em Honduras com as pequenas reformas de Manuel Zelaya, a rançosa elite paraguaia não suporta o ex-bispo como presidente. Só um parâmetro: fazer um simples cadastro das propriedades agrícolas já é uma medida revolucionária no Paraguai, onde latifundiários e brasiguaios (filhos de brasileiros nascidos no Paraguai) controlam suas fazendas na ponta de escopetas. Além disso, em setembro, Lugo anunciou o cancelamento de exercícios militares que seriam realizados por 500 militares dos Estados Unidos e efetivos do Paraguai, programados para 2010 sob o nome de “Novos Horizontes”.

Um pecado mortal de Lugo. No email enviado a seus pares, o pecuarista chileno convoca:

"Até quando teremos que esperar para combater estes comunistas filhos da puta que estão querendo destruir nosso querido Paraguai, como fizeram os Allendistas no Chile, desde 1968, até o 11 de setembro de 1974, ou então nos convertermos em uma Nova Colômbia. Quantos pais, irmãos e filhos teremos que enterrar para poder reagir. Quanto luto e dor terão que suportar nossas mães, esposas ou filhas antes de liquidar esta peste representada pelos subversivos comunistas? (…) É hora de perseguir, capturar e liquidar fisicamente a todos os comunistas que atentam contra nossas vidas e posses”.

Fonte: RS Urgente