Universidade Aberta do Brasil chega a Juazeiro

A partir do próximo semestre, a cidade de Juazeiro, na região Norte do estado, passa a contar com um pólo presencial da Universidade Aberta do Brasil – UAB. O programa criado pelo governo federal propõe a articulação das Instituições Públicas de Ensino Superior – IES para democratizar o acesso à educação superior, gratuita e de qualidade através da metodologia da educação à distância, expandindo e interiorizando a oferta de cursos no país.

Para efetivar o funcionamento da UAB, o município precisa montar uma infraestrutura que inclui laboratórios, biblioteca e apoio a tutores. A futura sede, inclusive, já foi disponibilizada pela prefeitura local, que também irá arcar com as despesas da reforma.

A elaboração dos cursos, por sua vez, incluindo material didático e pedagógico, fica a cargo das IES. No caso de Juazeiro, a Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Uneb, que integram o Consórcio Bahia, são responsáveis pela articulação e viabilização do projeto. E a expectativa é que, já no próximo semestre, os primeiros cursos estejam funcionando.

A Universidade ainda inclui capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica, e apoio a pesquisa em metodologias de ensino superior respaldadas em tecnologias da informação e comunicação. O processo de seleção da UAB segue os moldes tradicionais dos cursos de graduação presenciais, exigindo-se aprovação no vestibular. Da mesma forma, o diploma também tem a mesma equivalência e a emissão é de responsabilidade da Instituição de Ensino Superior que oferta o curso.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Prefeitura de Juazeiro