Sem preconceito: UNE desafia alunos a irem sem camisa à Uniban
“Eu desafio os meninos da Uniban a entrarem sem camisa nesta universidade”, propôs Augusto Chagas, presidente da UNE, durante protesto realizado em frente à faculdade de Geisy Arruda nesta segunda-feira (8). Para a liderança, o preconceito contra a estudante de Turismo não aconteceu pelo tamanho de seu vestido, mas sim por ser uma mulher.
Publicado 10/11/2009 17:22
Por Carla Santos
Com a palavra de ordem “A nossa luta é por respeito, mulher não é só bunda e peito”, a manifestação começou pedindo a reintegração de Geisy à faculdade e terminou comemorando o recuo da reitoria na expulsão da estudante. Diversas entidades participaram do protesto, entre elas a UBM (União Brasileira de Mulheres) e MMM (Marcha Mundial das Mulheres).
Ao fazer o desfio, o presidente da UNE se dirigiu especialmente aos estudantes machistas da universidade. Ele afirma que se fosse um homem, e não uma mulher, que estivesse usando pouca roupa o caso não teria tido repercussão. O episódio revela, portanto, um preconceito de gênero e não um comportamento inapropriado por parte de Geisy, como pensam alguns estudantes e a reitoria da Uniban.
O desafio de Augusto procede, pois a reintegração de Geisy à Uniban não significa uma mudança de mentalidade por parte de seus colegas e da diretoria da faculdade. A estudante sabe disso: “estou com medo. Só quero terminar as minhas provas e sair logo desta faculdade”, declarou Geisy em lágrimas à imprensa, após comentar a decisão por sua reintegração.
O presidente da UNE lembra ainda que a Uniban não permite a construção de centros acadêmicos e coíbe a entrada de lideranças de entidades estudantis na instituição. Para ele, a medida é mais um traço conservador que deve ser revisto pela universidade.
Vamos torcer para que a Uniban faça mais do que um recuo burocrático e entenda o conteúdo da lição que a opinião pública lhe passou: não cabe no século 21 o argumento da moralidade para justificar o machismo.
– Leia também:
UNE realiza ato na porta da Uniban hoje