Delegação cearense participa em SP do 12º Congresso do PCdoB

Sessenta e cinco pessoas fazem parte da delegação que irá representar o Ceará no 12º Congresso do PCdoB que acontece em São Paulo neste final de semana. Ao todo são 58 delegados e 7 convidados.

12º Congresso

Para o presidente estadual do PCdoB/CE, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), a delegação é bem diversificada e representa bem a composição do Partido no Ceará. “Além dos parlamentares, vieram para São Paulo os prefeitos de Maranguape, Crateús e Graça; sindicalistas, jovens, mulheres e representantes de diversos movimentos sociais”, enumera.

Patinhas explica o processo de construção do 12º Congresso do PCdoB: as assembleias de base elegeram delegados que participaram das conferências municipais. Estas escolheram representantes que construíram a conferência estadual que, por sua vez, elegeram os delegados que irão para o congresso nacional. “Este processo não foi meramente formal, para a eleição de delegados. Estamos preocupados com a formação política, buscando formar quadros e militantes tanto para atuar na luta quanto no fortalecimento do debate de ideias”, ressalta Patinhas.

Segundo o dirigente, a realização da 19ª Conferência Estadual do Partido no Ceará representou o ápice de um processo muito rico que já vinha acontecendo desde junho deste ano, mês que o Comitê Estadual do PCdoB convocou a Conferência Estadual. “Durante estes meses realizamos 103 conferências municipais sem contar com as assembleias de bases, que são encontros preparatórios para as conferências nas cidades. Discutimos os documentos do Partido com cerca de doze mil pessoas, entre convidados e filiados”, contabiliza.

A 19ª Conferência Estadual do PCdoB/CE aconteceu nos dias 02, 03 e 04 de outubro em Fortaleza e foi denominada Conferência Bergson Gurjão Farias, em homenagem ao estudante cearense e militante do Partido Comunista do Brasil, morto em combate na Guerrilha do Araguaia.

Temas dos debates

Patinhas informa que os debates em torno do 12º Congresso são uma discussão política, mas com temática nacional. “O Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND) propõe a construção de um Brasil forte, desenvolvido, próspero, democrático e com a valorização do trabalho”, enumera. De acordo com o comunista, outro ponto a ser discutido durante a conferência será a necessidade de fortalecer o PCdoB no Ceará e no Brasil. “Precisamos de um Partido forte, estruturado e organizado. Assim, teremos mais influência junto aos diversos segmentos da sociedade”.

De acordo com o dirigente, o PCdoB vive a melhor fase de seus 87 anos de história. “Vemos aumentar a credibilidade e a influência política que o Partido tem tanto junto à sociedade quanto no cenário político. Apesar deste crescimento, observamos que ainda é preciso muito para enfrentar as tarefas que nos foram confiadas neste momento”, avalia Patinhas.

Durante o 12º Congresso Nacional do PCdoB serão debatidos o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND), a crise capitalista, a situação mundial e nacional, bem como o impulso para a construção de um partido comunista forte e renovado. “Após a conclusão do Congresso, o PCdoB estará armado ideologicamente, politicamente e também teoricamente para os embates que se aproximam”, avalia.

Marcas do 12º Congresso

Quatro dias, 1.100 delegados, 100 convidados estrangeiros e 150 convidados nacionais além de uma centena de funcionários responsáveis pela organização e apoio. Estes são alguns dos números envolvidos na realização da plenária final do 12º Congresso do PCdoB, que começa nesta quinta-feira, dia 05, no Anhembi, em São Paulo e que terá a participação do presidente Lula e de diversos ministros, entre eles a pré-candidata à presidência, Dilma Rousseff.

Um dos pontos altos do evento será o ato político, marcado para a sexta-feira, 06, a partir das 19h. Além do presidente da República – que modificou sua agenda para poder participar da atividade – e da ministra, estão confirmadas as presenças dos ministros da Justiça, Tarso Genro; da Igualdade Racial, Edson Santos; dos Direitos Humanos, Paulo Vannucchi e do Esporte, Orlando Silva, além do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) e dos governadores Sérgio Cabral (RJ), Eduardo Campos (PE) e Paulo Hartung (ES).

Inovação

Neste 12º Congresso, o PCdoB inovará na forma de eleição do seu Comitê Central. Foi desenvolvido um sistema informatizado que permitirá, pela primeira vez, que os delegados escolham, em poucos segundos, quais serão seus dirigentes pelos próximos quatro anos. Pelo sistema, o delegado poderá confirmar a nominata proposta pela direção atual ou escolher, entre os cerca de 202 mil filiados, aqueles que deseja inserir na lista.

Transmissão ao vivo pela internet

Durante os quatro dias de congresso, internautas e militantes de todo país poderão acompanhar suas atividades por meio de transmissão ao vivo via internet. O canal poderá ser acessado clicando no banner que fica no topo do Vermelho ou pelo mesmo banner disponibilizado na página do 12º Congresso. Um dos destaques da transmissão ao vivo será o ato político realizado na sexta-feira, a partir das 19h.

A visualização ao vivo estará disponível somente a partir do início das atividades congressuais. Além disso, os internautas poderão, pela TV Vermelho ou pela TV do 12º Congresso, acompanhar reportagens em vídeo feitas durante o evento.

Programação

Quinta-feira (05)

19h – Abertura do Congresso – Eleição da Mesa – Renato Rabelo
Aprovação regimento e comissões – Presidência da Mesa

20h – Informe geral ao 12º Congresso – Renato Rabelo – 75 minutos

Sexta-feira (06)

Início intervenções

9h – Intervenções dos delegados – 7 minutos
Ao longo do dia – Informes especiais –15 min. cada
Haroldo Lima – O pré-sal e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento;
Orlando Silva Jr. – Os esportes, a Olimpíada Rio-2016 e o projeto nacional
João Batista Lemos – A CTB e a luta dos comunistas pela unidade dos trabalhadores

14h – Fim do prazo de emendas aos documentos

17h – Encerramento dos trabalhos para preparar o ato político

17h – Reunião da comissão de resoluções.

19h – Ato Político

Sábado (07)

Início do processo de deliberação

9h – Relatoria dos documentos e debate
(Distribuição da nominata pela manhã)

11h30 – Regime de deliberação para aprovação dos documentos básicos

14h30 – Início do segundo ponto de pauta: Balanço de direção e eleição do novo CC
Informe sobre o Balanço: Walter Sorrentino
Apresentação da nominata pela Comissão – 60 min.
Intervenções dos delegados sobre a nominata até 19h – 5 minutos

17h – fim do prazo de consultas sobre a nominata
Reunião da Comissão Eleitoral

Noite – Lançamento do livro de Renato Rabelo

Domingo (08)

Início do processo de eleição

9h – Relatoria da Comissão eleitoral (se necessário pode começar às 8h)

10h – Processo de votação eletrônica

12h – Proclamação dos resultados

12h30 – 1ª Reunião do Comitê Central

13h30 – comunicação das funções eleitas pelo CC e encerramento geral

Recepção às delegações estrangeiras

Números do 12º Congresso

65 membros da delegação cearense;
Quatro dias;
1.100 delegados;
100 convidados estrangeiros;
150 convidados nacionais;
1.450 pessoas envolvidas na organização

De Fortaleza,
Carolina Campos com informações da redação do Vermelho