Rio 2016 tem início recorde do trabalho de organização dos Jogos
O Rio de Janeiro foi a cidade sede que mais rápido iniciou os trabalhos de organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O fato foi elogiado pelo suíço Gilbert Felli, diretor de Jogos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional, neste sábado, dia 31, no encerramento do Seminário de Orientação organizado pela entidade.
Publicado 02/11/2009 17:49
Apenas 28 dias após a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos de 2016, o evento marcou o início oficial dos trabalhos do Comitê Organizador Rio 2016.
No Seminário de Orientação, foram discutidos a estrutura, a gestão e o planejamento da evolução dos trabalhos de organização dos Jogos nos próximos sete anos. Nenhum dado técnico do projeto do Rio de Janeiro foi analisado. O evento, realizado no Hotel Copacabana Palace, reuniu 200 pessoas entre representantes dos três níveis de governo – Federal, Estadual e Municipal, do Comitê Rio 2016, do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Paraolímpico Brasileiro.
“Gostaria de dar parabéns a todos. O Brasil pode ficar orgulhoso do que conquistou em Copenhague. Os dois dias deste Seminário foram muito importantes, pois sabemos que não há tempo a perder nos próximos sete anos. Nesta reunião, vimos pessoas que entendem perfeitamente a importância dos Jogos Olímpicos. O Rio de Janeiro foi a cidade sede que mais rápido iniciou os trabalhos de organização dos Jogos”, elogiou Gilbert Felli.
Além do diretor de Jogos Olímpicos, a comitiva do COI tem outros seis integrantes: Timo Lumme, diretor de Serviços de Televisão e Marketing; Christophe Dubi, diretor de Esportes; Antony Scanlon, chefe de Operação, Serviços e Coordenação de Jogos Olímpicos; Jennifer O’Brien, gerente de Projeto da Coordenação de Jogos Olímpicos; Robert Roxburgh, diretor de Relações com a Imprensa; e Toshio Tsurunaga; gerente do Programa do COI para Serviços aos Comitês Olímpicos Nacionais.
“O objetivo deste Seminário foi construir parcerias entre os diferentes níveis de organização dos Jogos. Somos responsáveis por um evento diferente, especial, e temos que proporcionar o melhor para todos os clientes. Explicamos que tipo de suporte o COI pode dar ao Comitê Organizador. Estamos confiantes, pois acreditamos que tudo foi muito bem entendido e o Comitê Rio 2016 fará um trabalho excelente”, finalizou Felli.
Para o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva; do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes mostra o comprometimento dos três níveis de governo com o projeto.
“O Seminário foi muito proveitoso. No dia seguinte da escolha do Rio de Janeiro como sede, já tivemos reuniões com o COI, e depois nos encontramos com vários outros setores, mas este evento marcou efetivamente o início dos trabalhos do Comitê. Em fevereiro, durante a sessão do COI, apresentaremos o primeiro relatório de progresso do Comitê Rio 2016”, explicou Nuzman.
Fonte: Comitê Rio 2016