Comissão Política realiza sua terceira reunião

 O terceiro encontro dos dirigentes ocorreu neste sábado e discutiu e situação do Partido e conjuntura estadual.

Comissão Política Tocantins

 A Comissão Política Estadual do Partido realizou sua terceira reunião desde de a última Conferência, trascorridos menos de um mês, com atividas políticas que vão além das diputas eleitorais o PCdoB-TO prepara intensa mobilização para 2010, na pauta; movimento sindical, relações institucionais, organização, finanças e balalço da conjuntura estadual. a reunião foi realizada no sábado dia 24.

 
 
Sindical
 
Foi reafirmado o compromisso de todo o Partido em apoiar a incorporação efetiva da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil ao cenário sindical tocantinense, neste sentido, com menos de um seis meses de criada a CTB-Tocantins tem grandes tarefas no sentido de se tornar um ponto de apoio e articulação de sindicatos e trabalhadores do Estado. A CTB-TO está organizando a participação dos trabalhadores do Tocantins na Marcha das Centrais pela redução da jornada de trabalho sem diminuição dos salários, bandeira histórica no movimento sindical do Brasil, a Marcha será realizada dia 11 de Novembro, em Brasília e reunirá trabalhadores de todo país e é organizada pelas 6 princípais Centrais do movimento, onde teve papel destacado na unificação a CTB. Informações sobre a caravana da CTB-TO com Antonildo Medeiros, Presidente Estadual da CTB(9221-0538).

Relações Intitucionais
 
No tocante a este assunto foi detectado pela CPE que a ainda há deficiência em termos conhecimento externo sobre a realidade vivida pelo Partido no sentido da recente configuração do PCdoB, marcada pelo crescimento de suas fileiras militantes, incorporação de novas experiências à direção e grande disposição em contribuir para as mudanças veradeiras no Tocantins. A Secretaria de Relações Intitucionais e a Presidência devem agilizar a reafirmação dos contatos supra-partidário e personalidades do estado.

Organização
 
A Secretaria já oficiou praticamente todas as instituições do Tocantins com sede em Palmas, nos ofício informes sobre a composição do Comitê Estadual e a prontificação para colaborações. Também foram abordadas questões referentes a organização interna do Partido, contatos com os municipáis e organizações ligadas ao Partido, questões administrativas também foram levantadas, como a urgência da sede estadual e unificação dos cadastros e informações.

Finanças
 
O ponto principal da pauta foi a questão do compromisso militante e dirigente com a sustentação material do partido, a abordagem correta sobre está parte relvante da vida da organização é questão crucial para a direção, neste sentido, a luta para a regularização e contribuição estatutária são o foco de ações da secretaria neste final de ano. A luta pela elaboração de um plano de finanças a ser apresentado ao coletivo e ao Comitê Central ganha destaque.
A Carteira Nacional Militante deve ser implantada ainda no inicio de 2010, por enquanto o esforço principal é levar ao pleno da direção o Sistema de Contribuição Militante.

Conjuntura

A situação criada no Tocantins desde os primeiros meses de 2009 com o inicio dos trâmites do RCED em Brasília levaram o estado a uma situação de instabilidade política. A cassação deu o golpe de misericórdia nos MIrandas e com isso entra em cenário o Deputado Carlos Gaguim, com um bom entendimento com sua base eleitoral, na Assembléia Legislativa, ele ganha eleição restrita a deputados e se tranforma na surpresa do mundo político estadual, encampa apoios de adversários, aliados e constrói um governo parlamentarista. Este cenário segundo a CPE exige maturidade e serenidade, com isso a CPE observou que a aliança PT-PMDB pode ser verticalizada trazendo assim novos elementos ao caminho adotado pelo PT estadual, João Ribeiro e seus adversários. O PCdoB fará analise destas movimentações no decorrer dos acontecimentos e com sua agenda própria, vigiará para que bandeiras históricas do campo popular não sejam adotadas por oportunistas de platão, reforcará o esforço pela reafirmação e recomposição do campo de alianças dos comunistas do estado e marcando o compromisso primeiro com a democracia, com valorização do trabalho e foco no ser humano, neste sentido o Partido ressalta os avanços e amarras que marcaram o Tocantins desde a sua criação. A CPE levará ao Comitê Estadual proposta de analise mais sistemática e com maiores contribuições de todo o Partido, sobre o balanço e 2009 e perspectivas para 2010, a Reunião do Comitê Estadual será em dezembro.