Sem categoria

Mais de mil convidados na posse do ministro Dias Toffoli no STF

Mais de mil convidados já confirmaram presença na Sessão Solene de posse do ministro José Antonio Dias Toffoli a ser realizada no final da tarde desta sexta-feira (23), no Supremo Tribunal Federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente, junto com parlamentares, presidentes de tribunais superiores, governadores e ministros de Estado, além de representantes da magistratura e entidades de classe. Será uma cerimônia rápida, pois não haverá discursos.

A solenidade será aberta pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, e em seguida será executado o Hino Nacional. Na sequência da solenidade, o decano da Corte, ministro Celso de Mello, e a ministra mais nova, Cármen Lúcia Antunes Rocha, conduzirão Dias Toffoli ao plenário, onde prestará compromisso e assinará o termo de posse.

Após formalmente empossado, o presidente do STF convidará o novo ministro a ocupar o seu lugar na bancada, para onde será novamente conduzido pelos ministros Celso de Mello e Cármen Lúcia. Encerrada a solenidade, o ministro Dias Toffoli e seus familiares receberão os cumprimentos no Salão Branco.

Natural de Marília (SP), ele se formou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Toffoli, que completa 42 anos no dia 15 de novembro, foi Advogado-Geral da União, subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e advogou para o PT em três campanhas presidenciais de Lula – 1998, 2002 e 2006.

Por isso, a indicação de Toffoli para uma cadeira no STF foi alvo de críticas da oposição, mas o nome dele foi aprovado no Senado com ampla margem de votos, após longa sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. (Toffoli responde aos senadores demo-tucanos com a Constituição).

Segundo informações do STF, Toffoli será o 162º ministro do tribunal e o oitavo ministro indicado por Lula para a Corte. Ele vai ocupar a vaga deixada por Carlos Alberto Menezes de Direito, que morreu no início de setembro.

Novo Advogado-Geral

Antes da posse de Toffoli, o presidente Lula empossa o novo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, em solenidade no Palácio do Itamaraty. O novo advogado-geral da União ocupava o cargo de procurador-geral da Fazenda Nacional.

Gaúcho de Porto Alegre, ele foi secretário executivo adjunto e consultor jurídico do Ministério do Planejamento. Em 2003, foi designado para coordenar a comissão responsável pela gestão do Sistema Integrado de Controle das Ações Judiciais da União (Sicau).

Serviço:
A cerimônia de posse de Dias Toffoli será transmitida ao vivo pela TV Justiça e pela Rádio Justiça, inclusive pela Internet.

Da sucursal de Brasília