Deputada quer criação de sistema de segurança para concursos
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara, apresentou uma proposta de criação de um sistema que garanta a lisura dos concursos públicos no Brasil. A ideia foi apresentada durante audiência pública, nesta quarta-feira (14), com o ministro da Educação, Fernando Haddad. O encontro debateu as medidas administrativas e judiciais que estão sendo tomadas para apurar o vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Publicado 15/10/2009 15:24
Segundo a deputada, a fraude no Enem serviu de um novo alerta para que os parlamentares possam debater e criar um sistema de controle dos concursos públicos. Alice também sugeriu a implementação de uma promotoria, no Ministério Público, especializada sobre o assunto.
Aproveitando as citações da deputada sobre a fraude de diversos concursos, Haddad disse que, baseado em declarações das instituições que realizam concursos, que existem em todos os certames tentativas de fraudes. Ele afirmou que as provas de concursos públicos "valem dinheiro", assim como as cédulas impressas na Casa da Moeda. O ministro disse que a proposta de Alice foi muito oportuna.
A deputada parabenizou a atitude clara e sincera do ministro ao esclarecer para a sociedade as medidas que estão sendo tomadas para apurar o vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Alice solicitará uma audiência pública para ouvir as entidades relacionadas à realização de concursos públicos, como a Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para melhorar a legislação sobre o assunto e aprimorar os procedimentos dos concursos.
De Brasília
Com informações da Assessoria da Deputada