Uruguai: A 2 semanas da eleição, governistas permanecem à frente
A duas semanas das eleições marcadas para o dia 25 de outubro, a chapa da coalizão governista Frente Ampla que concorre à presidência do Uruguai mantém uma vantagem de 13 pontos em relação ao opositor Partido Nacional, informou uma pesquisa divulgada hoje pelo jornal Ultimas Noticias.
Publicado 13/10/2009 11:30
O levantamento, feito pela empresa Interconsult, atribuiu 44% das intenções de voto ao senador e ex-guerrilheiro José Mujica, que tem como colega de chapa e candidato a vice o ex-ministro da Economia Danilo Astori.
Com 31% aparece o ex-presidente Luis Lacalle, que já esteve no poder entre 1990 e 1995 e tenta voltar ao governo pelo Partido Nacional. O outro nome da chapa é o senador Jorge Larrañaga.
Mas, apesar da boa vantagem da Frente Ampla na reta final da disputa, Juan Carlos Doyenart, diretor da Interconsult, acha difícil que os governistas consigam emplacar o sucessor de Tabaré Vázquez ainda no primeiro turno. Para isto, seria necessário reunir mais de 50% dos votos.
"A eleição de novembro, com um segundo turno entre os candidatos mais votados, surge como o cenário mais seguro", disse ele. O segundo turno ocorreria no dia 29 de novembro.
O conservador Partido Colorado, que indicou como candidato Pedro Bordaberry, conta com o apoio de apenas 12% do eleitorado. Há ainda 7% de indecisos. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro.
Fonte: Ansa