Rubens Júnior destaca os 20 anos da Constituição maranhense

Deputado do PCdoB maranhense fez pronunciamento lembrando os 20 anos de promulgação da Constituição do Estado.

Os 20 anos da promulgação da Constituição Estadual foi celebrada nesta segunda-feira (5) pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), em discurso no plenário da Assembleia Legislativa. “Hoje, 5 de outubro de 2009, comemoramos os 20 anos da Constituição Estadual. A Lei Maior do nosso Estado, nascida de diversos embates políticos da época, mas sem dúvida alguma que tem um papel importantíssimo na nossa sociedade maranhense”, disse o comunista.
Em seu discurso, o deputado presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) fez uma referência ao historiador, jornalista e desembargador aposentado Milson Coutinho, autor da obra Constituições Políticas do Estado do Maranhão.
“Nesse livro ele faz um relato histórico de todas as constituições políticas do Estado do Maranhão: a de 1891, a de 1892, a de 1935, 1947, 1967 e 1989. E como não poderia deixar de ser diferente, cada Constituição dessa representa bem o momento político vivido a época pelo Estado, especialmente pelo nosso País”, lembrou Júnior.
Segundo o deputado do PCdoB a Constituição Estadual de 1989, apesar de estar longe da perfeição, representou sem nenhuma dúvida, um grande avanço em relação à Constituição Militar Estadual de 1987.
Rubens Júnior lembrou que à época da Constituinte maranhense foi nomeado um corpo jurídico auxiliar formado pelos advogados: Celso Barros Coelho, Pedro Leonel Carvalho, Diomar Bezerra Lima e Milson Coutinho, este inclusive teve sua participação quer como procurador assessor jurídico da Assembleia Constituinte.
“Esta Constituição não nasceu dentro do Poder Executivo, como a maior parte das nossas leis quer estaduais quer federais. Esta Constituição é tal como a Constituição de 88, uma Constituição cidadã, nascida exclusivamente pelos representantes do povo no Poder Legislativo e pela Sociedade Civil”, afirmou o comunista.
Na atual legislatura, Rubens Júnior lembrou que os deputados Carlos Braide (PMDB) e o deputado licenciado Ricardo Murad (PMDB) são os únicos remanescentes da Constituinte de 1989 no Estado.
“Chamo atenção especial para o deputado Carlos Braide, o único deputado constituinte presente hoje na nossa legislatura, há também o deputado Ricardo Murad licenciado para exercer o cargo de Secretário de Estado da Saúde”, recordou Júnior.
Além dos parlamentares constituintes Rubens Júnior se lembrou de todos os servidores da Casa que trabalharam durante a elaboração da Constituição Estadual. Na Secretaria Geral da Mesa: Bráulio Nunes de Souza Martins, Luiz Gonzaga Neto, Carlos Augusto Ferreira Verde, Raimunda do Carmo Cordeiro, Euzane Abreu Costa Leite, José Raimundo Ferreira Verde. Secretárias de Comissão: Maria das Dores Magalhães, Silvana Roberta Amaral, Glacimar Sampaio, Regina Maria de Paula Garcia e Elizabeth Lisboa.
(Da Assecom/Gab. do dep. Rubens Jr.)