Sem categoria

Novo articulador político de Lula foi diretor da UNE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossa nesta segunda-feira (28) o novo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, às 15 horas, no Palácio do Itamaraty. O atual titular da pasta, José Lúcio Monteiro, irá para o Tribunal de Contas da União. Sai um ministro do PTB, de 61 anos, e entra um do PT, com 38 e passagem pela diretoria da UNE durante a campanha pelo impeachment de Fernando Collor.

Padilha será, ao lado do ministro do Esporte, Orlando Silva, também com 38 amos, o mais jovem ocupante do primeiro escalão do governo federal. Depois de passar pela UNE, já como militante petista,ele se formou em medicina. Morou quatro anos na Amazônia, trabalhando como infectologista.

Alexandre Padilha entrou no governo em 2004, para atuar no Ministério da Saúde. Em 2005, foi nomeado para chefiar o departamento de saúde indígena da Funasa, durante a crise da morte dos bebês indígenas de Dourados (MS). Um ano depois, foi nomeado secretário-executivo da Pasta e passou a acompanhar de perto as negociações com Estados e municípios. Em 2008, assumiu a subsecretária de assuntos federativos.

No PT, o novo ministro integra a tendência majoritária, Construindo um Novo Brasil. Siua indicação teve o apoio de boa parte da bancada do PT na Câmara, assim como da Ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e do chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho.

Lula participa da posse de Padilha um dia depois de retornar de Nova York e Pittsburgh (EUA), via Ilha Margarita, na Venezuela. E parte do dia seguinte para a Europa, onde acompanha a eleição da sede das Olimpíadas de 2016 pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), fazendo campanha pelo Rio de Janeiro.

Da redação, com agências