Começa a última Conferência Territorial de Comunicação do PI
O coordenador de Comunicação Social, Welligton Soares, abriu oficialmente, na noite dessa sexta-feira (25), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Facime) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Conferência Territorial de Comunicação – Território Entre Rios e Carnaubais. Trata-se da última conferência preparatória para a 1ª Conferência Estadual de Comunicação, que ocorrerá no período de 29 a 31 de outubro deste ano.
Publicado 26/09/2009 13:24 | Editado 04/03/2020 17:01
Neste sábado (26) esses participantes discutirão propostas a serem apresentadas à 1ª Conferência Estadual de Comunicação, que por sua vez, elegerá delegados e propostas à Conferência Nacional de Comunicação. Todas as propostas dizem respeito à definição de políticas públicas de comunicação para o País, Estado e os municípios. Essas políticas terão que ser aprovadas no Congresso Nacional e posteriormente sancionadas pelo presidente da República.
Antes, porém, a Conferência Nacional terá aprovado suas propostas como sugestão em torno do estabelecimento de tais políticas. Em Brasília (DF), os conferencistas eleitos nas conferências estaduais levarão ao debate propostas aprovadas em seus respectivos estados. E aprovarão aquelas que a sociedade civil organizada, envolvendo todos os segmentos sociais, julgar adequadas à definição das políticas públicas de comunicação social no Brasil.
As conferências territorias, estaduais e a nacional pretendem garantir a participação social no conselho ou outro mecanismo destinado a disciplinar e controlar aspectos como, por exemplo, os conteúdos veiculados pelos meios. A Conferência Territorial de Comunicação será concluída no final da tarde de hoje e elegerá 20 delegados da região – oito representando a sociedade civil, oito representando as empresas de comunicação e quatro representantes do poder.
Propostas e propostas
Os 20 delegados da região defenderão suas propostas na 1ª Conferência Estadual de Comunicação, que contará com 200 delegados – 80 representando a sociedade civil, 80 representando o empresariado e 40, o poder público. A Conferência Estadual elegerá 26 delegados piauienses para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que acontecerá no período de 1º a 03 de dezembro deste ano, na capital federal, onde serão aprovadas as propostas definitivas à definição de uma política pública.