Sem categoria

Aldo Rebelo propõe homenagem a revolução chinesa

Para homenagear os 60 anos de fundação da República Popular da China e os 35 anos de restabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a China, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) propôs a realização de uma sessão solene na próxima terça-feira (29), na Câmara dos Deputados. O embaixador da China, Qiu Xiaoqi, fará um pronunciamento especial na ocasião.

A Revolução Chinesa — que completa 60 anos neste 1º de outubro — foi um acontecimento que mudou o mundo, segundo Aldo Rebelo, que é presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China.

“Hoje a China contribui, sozinha, mais para o desenvolvimento mundial do que os Estados Unidos. É o país responsável por retirar da faixa da pobreza o maior contingente da população mundial”, explica Aldo.

Antes da Revolução, a China era um país essencialmente agrícola e atrasado. Apenas 10% de tudo o que era produzido no país correspondia ao que hoje conhecemos como indústria moderna. Os outros 90% vinham da agricultura e da indústria artesanal.

A relação da China com o Brasil também faz parte desse cenário de mudança. Atualmente, a China é o primeiro e maior destino das exportações brasileiras.