Sem categoria

Várias chinesas se inscrevem para integrar grupo de cosmonautas

A China anunciou nesta quinta-feira (17) uma pré-seleção de 45 candidatos para integrar o segundo grupo de cosmonautas do país, do qual serão escolhidos cinco homens e duas mulheres para a fase final do programa espacial chinês.

Todos os aspirantes são pilotos da Força Aérea nacional, inclusive 15 mulheres, que participam pela primeira vez neste processo.

O grupo, com idade média de 30 anos, será submetido novamente a vários exames psicológicos e fisiológicos, de acordo com funcionários vinculados ao projeto.

Como parte do desenvolvimento de seu programa espacial, a China iniciou recentemente a construção de um cosmódromo na ilha de Hainan, no sul do país. Essa instalação, a quarta do tipo no país, é a mais meridional e estará concluída em 2013.

Fontes do setor informaram que do centro poderão decolar até 12 veículos por ano, inclusive foguetes portadores de uma nova geração, estações espaciais e satélites de exploração profunda.

No futuro, as naves tripuladas partirão principalmente desse cosmódromo, já que, por sua situação, em um meridiano tropical, permitirá levar mais carga e reduzir os custos das missões.

Além dos voos tripulados, o programa estipula o envio de laboratórios e estações espaciais entre suas próximas metas.

Seis cosmonautas chineses cumpriram missões desde 2003 e no ano passado Zhai Zhigang se convirteu no primeiro habitante do país a realizar uma caminhada espacial.

Com informações da agência Prensa Latina