Sem categoria

Um milhão e meio de votos foram falsificados na Afeganistão

Mais de um milhão e meio de votos emitidos durante as eleições presidenciais de 20 de agosto foram falsificados ou colocados em suspeição, afirmou nesta quarta-feira (16) em Cabuil a vice-presidente da missão de observadores da União Europeia no Afeganistão, Dimitra Ioannou.

Segundo Dimitra, do total de votos apontados como falsos, um milhão e cem mil foram favoráveis ao atual presidente, Hamid Karzai, e 300 mil favoráveis ao ex-ministro de Relações Externas, Abdullah Abdullah.

Segundo os dados da última apuração, 92,8 por cento dos centros eleitorais dão a Karzai uma maioria absoluta de 54,3 por cento, enquanto que Abdullah só alcançava 28,1 por cento. No total, 5,5 milhões de eleitores deveriam comparecer às urnas.

A controvertida Comissão Eleitoral comunicou que, apesar das suspeitas de fraude, revelará nas próximas horas o resultado oficial provisório da eleição, já que a proclamação está suspensa devido à investigação pelas denúncias de manipulação.

Também se darão a conhecer as cifras da participação nas eleições, que setores políticos estimam ter sido muito baixa, na ordem de 30 a 35 por cento.

O chefe dos observadores da União Europeia, Phillipe Morrillon, qualificou como "erro" os resultados da Comissão Eleitoral e pediu que o organismo se abstenha de publicar mais dados até que sejam examinadas as denúncias de fraudes, já que ninguém pode ser declarado, de forma crível, como vitorioso.

Morrillon afirmou que se tratou de impedir uma fraude massiva, mas isso não teve o efeito desejado.

Fonte: Prensa Latina