Sem categoria

Lula não vê o protesto de arrozeiros com 50 pessoas em Roraima

A Polícia Militar deteve nesta segunda-feira (14) o deputado federal Márcio Junqueira e o líder dos arrozeiros e ex-prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero, no aeroporto de Boa Vista. Os dois políticos, ambos do DEM, estavam à frente de um grupo de 50 pessoas que protestavam contra a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, por motivo da primeira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Roraima.

Lula, que dava uma entrevista coletiva, nem viu os manifestantes, que estavam vestidos de negro e portando balões também pretos. Em 2005, quando Lula homologou a reserva indígena, os rizicultores chegaram a paralisar Roraima, bloqueando as estradas com máquinas agrícolas.

O presidente foi a Roraima para a inaugurar o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Boa Vista. A obra, que faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), custou cerca de R$ 9 milhões e ampliou a capacidade operacional do aeroporto de 270 mil para 330 mil passageiros por ano.

Lula inaugurará também a ponte sobre o rio Tacutu que liga o Brasil e a Guiana, na cidade de Bonfim, a 130 km da capital, onde terá uma reunião com o presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo. Até o início do atual governo, em 2003, todas as pontes internacionais ligando o Brasil a seus vizinhos ficavam do estado do Paraná para o sul.

Da redação, com agências

Atualizada dia 15/09 às 11h56