Sem categoria

Desemprego nos EUA volta a subir e atinge maior nível em 26 anos

A taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu 0,3 ponto em agosto, para 9,7%, o maior patamar registrado em 26 anos, informou hoje o Departamento de Trabalho do país.

No mês passado, foram eliminados 216 mil postos de trabalho, número que, por sua vez, foi o menor registrado desde agosto de 2008.

O ritmo com que a economia vem fechando vagas tem caído há três meses, já que, em junho e julho, 443 mil e 276 mil pessoas, respectivamente, foram demitidas nos Estados Unidos.

Desde que a economia norte-americana entrou em recessão, em dezembro de 2007, 6,9 milhões de pessoas ficaram sem trabalho, a maior parte nos setores de construção civil, indústria e serviços. É a maior perda de empregos ocorrida em qualquer das recessões desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

No mesmo período, o contingente de desempregados cresceu em 7,4 milhões, e atualmente soma 14,9 milhões de pessoas.

O Departamento de Trabalho disse ainda que, se fossem levadas em conta as pessoas que desistiram de buscar emprego e as pessoas que têm um trabalho de meio expediente e gostariam de um serviço em tempo integral, a taxa de desemprego entre julho e agosto teria subido de 16,3% para 16,8%.

Fonte: Opera Mundi