Sem categoria

Diário comunista italiano se reprograma e vai ter blog

O diário italiano Liberazione pretende "transformar suas atuais dificuldades em oportunidade entrando na internet". O órgão do Partido da Refundação Comunista, fundado em 1991, antes se limitava a colocar na web o conteúdo de suas 16 páginas de papel. Agora, planeja um site que "será, antes de mais nada, um blog" e se propõe como "uma terceira via" numa internet quase cindida em duas, segundo analisa. É o que anuncia em editorial o jornalista Beppe Lopez. Confira.

Fazer da necessidade uma virtude. É o caminho para sair da crise econômica "pela esquerda" E é a via que Liberazione está buscando traçar para transformar suas atuais dificuldades em oportunidade. Não será fácil. Mas de uma coisa se pode ter certeza desde agora: o nosso jornal sairá desta fase entrando no mundo da comunicação global. Na internet.

Até hoje, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, clicando em www.liberazione.it podia ler todo o jornal, descarregado automaticamente na rede por nosso sistema editorial. Uma comunicação unilateral e arcaica, que privava nossos leitores e nosso jornal de todas as potencialidades informativas e participativas oferecidas pela rede.

Anunciamos agora que, num prazo razoavelmente breve, Liberazione estará presente na rede com um verdadeiro site. Já estamos trabalhando nele.

Dizemos que nosso site será, antes de mais nada, um blog. Um espaço democrático interativo, onde se realize – do modo melhor e mais eficaz – o encontro entre informação e comunicação, entre a técnica da hierarquização da notícia e a rigorosa verificação de sua correção, entre a realidade contada por contadores profissionais e a realidade vivida na primeira pessoa.

Hoje a internet tende a se diferenciar e quase se cindir em duas: de um lado, a "lava" informativa e participativa, sem "hierarquia", mas com frequência também confusa e geradora de confusão; e de outro os "grandes portais", que junto com a Grande Informação impõem, graças ao profissionalismo de quem os faz, a hierarquia noticiosa que convém aos seus senhores.

Liberazione tentará uma terceira via, que é aquela simplesmente reclamada pelas pessoas de carne e osso e permitida pela tecnologia: estar na "lava", com capacidade técnica e honestidade intelectual; e, ao mesmo tempo, não perder de vista a grande informação, situando-se como observador crítico em relação a ela.

Estamos trabalhando na definição de um contendor vivaz, moderno, capaz de falar de coisas e valores permanentes com uma linguagem moderna. Vamos fazê-lo gradualmente, medindo a cada dia os passos possíveis, porém a direção da marcha é esta.

Progressivamente, o internauta encontrará no site uma série de "serviços", não só para entender a política e os problemas do mundo, mas também para compreender e viver a livre, concreta e democrática coexistência com os outros e os "diferentes". A notícia sistematicamente atualizada, a antecipação de serviços e pesquisas, a atualização do debate político, as histórias das pessoas, os vídeos, as vinhetas, uma seleta resenha da imprensa… E, sobretudo, espaços privilegiados para os leitores, os companheiros, os cidadãos, os indivíduos, que poderão falar (e demandar, e obter, quando o quiserem, resposta) numa medida em com uma visibilidade bem maiores que as permitidas pelos jornais de papel.

Fonte: Liberazione (http://www.liberazione.it)