Piauí se integra ao Ano da França no Brasil através da capoeira
O grupo Capoeira Viola está no Estado com 22 de seus integrantes e realiza oficinas e apresentações.
Publicado 19/08/2009 10:05 | Editado 04/03/2020 17:02

Até o mês de dezembro, o Brasil receberá inúmeras manifestações culturais francesas para marcar as festividades do ano da França no país. Apesar da maior parte dos eventos se concentrar no Nordeste, o Piauí recebe apenas um: oficinas e apresentações promovidas pelo grupo Capoeira Viola, de Paris. Os 22 integrantes apresentam hoje à noite (19) o espetáculo Cratera, no Theatro 4 de setembro.
Desde a última segunda-feira (17), o Ponto de Cultura nos Trilhos do Teatro é palco da integração entre o grupo francês e o local, Cordão de Ouro, com rodas abertas de capoeira. As oficinas de macalelê são ministradas no Clube dos Diários até o fim da tarde dessa quarta e são gratuitas.
Para o capoeirista francês Lèlo, que está a 5 anos no grupo Capoeira Viola, é gratificante conhecer a capoeira no país em que ela nasceu. "Na França, nós aprendemos o esporte e conhecemos alguma coisa da cultura, mas ter o contato direto é muito diferente", afirma, completando ainda que está encantando com o Brasil.
Confira a programação do evento para hoje:
Dia 19
9h às 17h – Oficinas de macalê e capoeira no Clube dos Diários
20h – Espetáculo Crateras, coreografia contemporânea com participação da Associação da Capoeira Viola, de Paris, França.
Da Redação