Frigorífico local é certificado com selo de qualidade
Em solenidade realizada na terça-feira (23), a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) por meio da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) entregou o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) n° 020 para que o frigorífico Vitello possa comercializar sua produção dentro da área do Estado do Amazonas.
Publicado 24/06/2009 16:57

O SIE é um selo de qualidade sanitária que atesta a boa procedência de produtos de origem animal, como carnes, embutidos, queijos e outros. Para isso, as indústrias e frigoríficos que desejam receber o SIE precisam ser avaliadas e passar por testes rigorosos realizados pelas autoridades sanitárias competentes.
De acordo com o diretor-presidente da Codesav, Alexandre Araújo, para conseguir o selo de inspeção no produto, os estabelecimentos devem seguir uma série de normas. “Todas as dependências e equipamentos devem ser mantidos em condições de higiene, antes, durante e após a realização dos trabalhos industriais, de acordo com as exigências dos órgãos oficiais responsáveis. Com isso, podemos garantir ao consumidor que o produto foi inspecionado pela autoridade competente”, explica.
Para o titular da Sepror, Eron Bezerra, apenas 24 empreendimentos no Amazonas possuem o SIE, o que demonstra a rigorosidade na expedição do selo. “Tratamos com cautela e rigor a concessão do Serviço de Inspeção Estadual para os estabelecimentos. Sem esse selo não há qualidade comprovada”, afirma.
Segundo Bezerra, o selo impede que alimentos de conservação e origem questionável cheguem à mesa do consumidor final. Além disso, auxilia a Defesa Sanitária Animal, com informações quantitativas e de origem, sobre doenças detectadas em abates de animais de açougues nos estabelecimentos registrados. À empresa contemplada com o registro na inspeção estadual, abre-se a possibilidade da comercialização de seus produtos em todo o território estadual.