Maranhão e China assinam protocolo de intenções
A Secretaria de Comunicação do Maranhão divulgou ontem que o Governador Jackson Lago assinou protocolo de intenções com empresa chinesa para a realização de estudos de oportunidades de investimentos no Estado.
Publicado 19/03/2008 08:27 | Editado 04/03/2020 16:48
São Paulo – O governador Jackson Lago assinou nesta terça-feira (18) protocolo de intenções entre o Governo do Maranhão e a China Friendship Development International Engineering & Consulting Corporation (FDDC) para a realização de estudos de oportunidades de investimentos e negócios de empresas chinesas no Maranhão.
A FDDC é uma agência de cooperação do governo chinês que atua nas áreas de aqüicultura, extrativa e mineral, processamento, beneficiamento, industrialização, desenvolvimento de mercados e comercialização, logística e infra-estrutura. No encontro com o governador Jackson Lago, a FDDC esteve representada pelo seu presidente Zhao Jiaping e por Chen Tiemin, gestor do departamento de engenharia. Para Zhao Jiaping “a complementariedade entre China e Maranhão é muito grande e abre grandes possibilidades de cooperação”.
O governador apresentou aos chineses o leque de projetos estruturantes do Estado, especialmente, nas áreas de siderurgia, refinaria, etanol e logística. A equipe de técnicos do governo chinês mostrou-se interessada nas perspectivas que se abrem com a criação das zonas de Processamento de Exportação de São Luís e de Bacabeira. O presidente da FDDC convidou o governador para visitar a China e conhecer de perto as Zonas de Processamento de Exportação chinesas.
“Estamos fazendo um grande esforço, planejado e consistente, para tornar realidade o enorme potencial estratégico do Maranhão”, destacou o governador.
O encontro aconteceu na Universidade de São Paulo (USP), no Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE). O governador Jackson Lago vem intensificando uma agenda de encontros com empresários. Na segunda-feira, encontrou-se com a diretoria da Suzano Papel e Celulose. Semana passada, no Rio de Janeiro, reuniu-se com o empresário Jorge Gerdau, presidente do Grupo Gerdau, o 14º maior produtor de aço do mundo e líder no segmento de aços longos nas Américas. Na pauta de discussões as perspectivas e vantagens comparativas do Estado do Maranhão na área de siderurgia. Jorge Gerdau é conselheiro do Instituto Brasileiro de Siderurgia, organização que reúne as empresas brasileiras da área.
Participaram da reunião na USP o diretor do IEE, José Aquiles Grimoni, o professor do instituto, Ildo Sauer e o assessor chefe da Assessoria de Programas Especiais, Luiz Raimundo Azevedo.
(Secom)