Minas se prepara para a Conferência Mundial da Paz, em Caracas
Associação Cultural José Martí/MG e o núcleo do Cebrapaz no es
Publicado 04/03/2008 02:10 | Editado 04/03/2020 16:52
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos povos e luta pela paz (Cebrapaz) organiza em conjunto com as demais entidades do movimento social uma ampla e representativa delegação brasileira para a próxima Conferência Mundial da Paz, em Caracas, de 8 a 13 de abril deste ano.
Encontros estaduais preparatórios já estão sendo planejados a fim de promover o debate a respeito dos temas da conferência, mobilizar e construir coletivamente as opiniões que a delegação brasileira deve apresentar em Caracas.
Em Minas, a Associação Cultural José Martí/MG e o núcleo do Cebrapaz no estado organizam na próxima quarta-feira, 5 de março, um debate sobre a Conferência. O encontro começa às 19h, na Casa dos Jornalistas (Av. Álvares Cabral, 400 Centro).
Aproveitando a oportunidade dos Encontros Preparatórios, o Cetro de Solidariedade realizará o lançamento da nova edição dos “Cadernos Cebrapaz”, com o livro “O Antiimperialismo – caminho para a libertação dos povos”, do jornalista e diretor de comunicações do Cebrapaz., José Reinaldo Carvalho.
O diretor do Cebrapaz, Rubens Diniz, diz que o objetivo é organizar uma ampla e representativa delegação brasileira a ser enviada a Caracas. “Queremos a participação das mais variadas entidades dos movimentos sociais e de setores comprometidos com a luta em defesa da soberania nacional, do desenvolvimento e da autodeterminação dos povos”, afirma.
Agenda de lutas
A Conferência é o momento no qual o Conselho Mundial da Paz (CMP) debate e organiza, em conjunto com os outros movimentos, sua agenda de lutas para o próximo período. Dentre as principais bandeiras do CMP se encontram a luta em defesa da soberania nacional, dos direitos humanos e do desenvolvimento econômico e social.
O CMP é um movimento internacional de massas de caráter antiimperialista, democrático e independente. Suas origens se remetem ao final da Segunda Guerra Mundial, quando diversos intelectuais, artistas, cientistas e militantes da luta pela paz, como Juan Marinelo, Pablo Picasso, Graciliano Ramos, entre outros, organizaram o Congresso Mundial dos Partidários da Paz, celebrado em Paris, em abril de 1949. O Cebrapaz é o representante do CMP no Brasil.
Leia texto de convocação do Conselho Mundial da Paz
Programação das atividades do Conselho Mundial da Paz em Caracas