PCdoB de Mato Grosso fecha planejamento para 2008

Reunidos em Cuiabá, no dia 17 de fevereiro, os dirigentes estaduais do PCdoB em Mato Grosso analisaram a atual conjuntura política e definiram um planejamento para a construção partidária em 2008, levando em conta a batalha política principal: as eleiç

O debate político na reunião do Comitê Estadual girou em torno da participação do PCdoB nas eleições municipais. O partido entrará na disputa em pelo menos seis municípios mato-grossenses, com candidatos a vereador e alguns candidatos a prefeito. Na reunião foi reafirmado o projeto eleitoral do PCdoB, que tem como prioridade a eleição da professora Janete em Cuiabá e a reeleição do prefeito Chaparral, em Barra do Garças. O partido realizará um encontro eleitoral para aprofundar as analises políticas e para preparar seus candidatos. Neste encontro, além das políticas de coligações, serão debatidos os aspectos jurídicos, de comunicação e de organização das campanhas comunistas. A secretária de organização do Comitê Estadual, Lane Costa, destacou a importância de se ajusta a agenda eleitoral com a agenda das lutas dos vários movimentos que têm a participação partidária: o movimento de mulheres, com a UBM – MT, movimento estudantil, com a UJS e entidades, movimento sindical, com a construção da CTB, e o desafio de se criar a Unegro em Mato Grosso.
A reunião também deliberou sobre a criação de duas secretarias na executiva estadual, a secretaria Sindical e a secretaria de Movimentos Sociais e Juventude. A secretaria sindical será conduzida pela dirigente Nara Teixeira, atual presidente do sindicato dos professores de Mato Grosso, o Sintrae-MT, e coordenadora estadual da CTB.  A secretaria de movimentos sociais necessitará de mais debates para a escolha do secretário.



Comitê Estadual e Municipal de Cuiabá elege comissão eleitoral e reforça a unidade partidária



Após um processo de debate da executiva estadual com a direção do PCdoB em Cuiabá, ficou definida uma comissão eleitoral para acompanhar as eleições na capital. Participarão desta comissão os membros da executiva municipal e dois membros da executiva estadual.
Outra decisão política importante foi a adesão à candidatura da professora Janete por parte do presidente do PCdoB em Cuiabá, Aislan Galvão. Aislan foi candidato a deputado federal nas eleições passadas e postulava uma vaga a vereador em 2008. “O motivo que levou a esta decisão foi a análise do quadro político municipal, das reais condições do partido, do mapa eleitoral e do projeto político eleitoral do partido para Cuiabá. Estamos diante de uma possibilidade concreta de vitória eleitoral nesse processo de 2008, com a eleição da professora Janete, então diante dessa possibilidade e com a consciência de um militante comunista e dirigente partidário, tomamos essa decisão. Acredito que a eleição de um parlamentar colocará o Partido em um outro patamar de organização, estreitará o contato com a sociedade civil organizada e como o povo. Daí teremos em 2012 um PCdoB mais forte e com condições de eleger mais de um parlamentar e ajudar o povo Cuiabano conquistar um novo tempo.”, afirmou Aislan.
A professora Janete será candidata a vereadora por Cuiabá. Na última eleição ela concorreu ao Senado, tendo recebido 160 mil votos, 58 mil na capital. “É importante fortalecer a unidade partidária. Sinto a militância entusiasmada com o projeto eleitoral do PCdoB e a juventude agrega vigor à campanha”, ressalta a professora Janete. Também ficou decido que o Comitê Estadual organizará, junto com os comitês municipais, as comemorações do aniversário do PCdoB.


De Cuiabá, MT
Brás Rubson, secretário de comunicação do PCdoB/MT