Ativo da UFMT

Principal força política organizada na UFMT, comunistas realizam Ativo e apontam para a construção de um projeto de atuação de médio e longo prazo. 

Com presença significativa nos três segmentos – docentes, técnicos administrativos e estudantes – da Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT, os comunistas realizaram um Ativo, no dia 02 de setembro, com a participação de militantes de três dos quatro campus: Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças. Ausentes apenas os militantes do campus de Sinop, cidade localizada a mais 500 km da capital, ao norte do Estado.



A unidade de ação, necessidade de uma maior organização e definição de um projeto de atuação a médio e longo prazo para os comunistas na Instituição foram algumas das conclusões do Ativo que tinha como pauta a discussão da sucessão da reitoria. Também foi ressaltada a necessidade de maior debate sobre os programas do Governo Federal destinados às universidades brasileiras.


Os participantes foram unânimes em apontar que o debate acontece internamente em momento oportuno, uma vez que registra-se uma recuperação da atuação comunista junto aos estudantes e um crescimento entre os docentes.



Questões locais



Para os participantes do Ativo, a disputa da reitoria engloba outras disputas da sociedade e deve ser analisada politicamente, pois, todas as pré-candidaturas colocadas estão respaldadas por um ou outro projeto em curso na sociedade.



O presidente estadual do PCdoB/MT, Miranda Muniz, ressaltou a importância política do evento como importante momento de discussão e reflexão sobre os rumos da universidade. Segundo Miranda Muniz, “hoje o PCdoB talvez seja a principal força política organizada na UFMT, com forte presença nos três segmentos, e, atuando unitariamente, poderá decidir a eleição para a candidatura que hipotecar apoio.” O dirigente comunista também alertou para a necessidade dos comunistas que atuam na UFMT estabelecerem um planejamento estratégico, de médio e longo prazos, visando o fortalecimento orgânico e a ocupação de espaços institucionais necessários ao desenvolvimento de um projeto comprometido com o verdadeiro sentido de universidade


Em nota que será encaminhada a todos e todas as comunistas da base da UFMT, o Partido ressaltará o esforço que deve ser feito por seus militantes, em todas as instâncias – DCE’s, Consuni, Consepe, etc – para que o processo democrático seja garantido. Ainda, coloca-se aberto para dialogar com todas as pré-candidaturas que assim o queira.



De Cuiabá: Lane Costa