Formação: Mato Grosso na estrada
Comunistas de Mato Grosso pegam a estrada e investem na formação de seus quadros.
Publicado 31/08/2007 14:59 | Editado 04/03/2020 16:49
Em consonância com o que vêm ocorrendo no Brasil inteiro, os comunistas de Mato Grosso deixaram o espontaneísmo de lado e passaram a investir firme na formação de seus quadros.
Cientes de que só através da realização de cursos e outras atividades de formação seus membros compreenderão as formulações teóricas do Partido, do socialismo e do marxismo-leninismo, possibilitando assim o avanço de antigos e novos quadros, a Direção Estadual de MT tem buscado investir nessa tarefa.
No ano de 2006, foram realizadas reuniões de direções com exposição do vídeo Outros 500 e um Curso Básico em Vídeo – CBV – na cidade de Várzea Grande, ministrado pelos Camaradas Manoel Motta (Secretário de Formação) e Lane Costa, com a participação de cerca de 40 pessoas ligadas ao movimento comunitário, estudantes e mulheres.
No início deste ano, as Camaradas Meire Rose dos Anjos e Lane Costa participaram do Encontro Nacional dos Professores da Escola Nacional do PCdoB e mais recentemente, do Curso Nacional de Formação de Quadros.
Em maio foi a vez da Direção Municipal de Rondonópolis realizar um CBV, com a contribuição dos Camaradas Olírio Souza, Kátia Justo e Rafael Martello.
Em junho foi realizado um Curso Intensivo de Quadros Intermediários no Estado, com a presença de 47 militantes de sete municípios (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Tangará da Serra, Torixoréu e Sinop). As aulas foram ministradas pelos Camaradas Adalberto Monteiro e Augusto Buonicore e despertou nos participantes uma verdadeira efervescência pelo conhecimento. Retornando aos seus municípios, outras atividades foram agendadas.
Neste final de semana (25 de agosto), o CBV foi realizado em Tangará da Serra. Aproveitando a oportunidade, as professoras do curso (Lane e Meire Rose), que também integram a Executiva Estadual do Partido, aproveitaram para debater a atualização da tática e questões organizativas. Além dos militantes, participaram simpatizantes e integrantes de outros partidos que queriam conhecer o PCdoB. Ao final, o saldo foi de novas filiações e o comprometimento dos membros da Direção Municipal em realizar cursos básicos até a Conferência municipal que acontecerá em meados de outubro.
Camaradagem
Uma característica inerente ao povo mato-grossense e a todos e todas as comunistas brasileiras. E esta singularidade tem se expressado no decorrer da realização dos cursos no Estado. Em Rondonópolis a celebração e confraternização ficaram por conta de um almoço feito pela Camarada Janete Carvalho. Em Tangará os cursistas se reuniram na casa do Camarada Giovani Stoinski, que com a ajuda de Anderson e Samuel, organizaram um animado churrasco. Já o Curso Intensivo de Quadros Intermediários contou com a contribuição dos poetas e músicos comunistas que seguiram noite adentro num clima de encontros e reencontros.
Na estrada
E pra provar que comunista não tem medo de pegar a estrada, o próximo Curso Intensivo de Quadros Intermediários acontece nos dias 08 e 09 de setembro, em Barra do Garças – cidade localizada a 520 km da capital; bem no encontro dos rios Garças e Araguaia. As aulas estão a cargo dos Camaradas Oswaldo Napoleão e Manoel Motta.
No dia 08 à noite, acontecerá uma palestra ampliada sobre Os desafios do PCdoB da atualidade. Por sua importância, uma vez que nesta cidade o PCdoB elegeu um prefeito – Zózimo Chaparral – nas últimas eleições, estas atividades contarão com a participação de parte da Executiva Estadual.
Novos cursos
Nos dias 15 e 16 de setembro ocorre o Curso Estadual de Juventude e, no mínimo, mais dois cursos intensivo de quadros intermediários estão previstos ainda para 2007: um em Cuiabá e outro em Rondonópolis.
Também serão realizados outros CBV’s em municípios onde recentemente foram criadas as Comissões Provisórias e em bases específicas como comunitárias, sindicais, juventude e de mulheres.
De Cuiabá: Lane Costa