China fará manutenção em mais de seis mil pontes
A China anunciou nesta terça-feira (14) que colocará em prática um ambicioso plano para deixar mais seguras as principais vias terrestres do país até o ano de 2010, com a reparação ou reconstrução de seis mil pontes avariadas ou que colocam em risco seus
Publicado 14/08/2007 09:21
O anúncio foi feito pelo Ministério dos Transportes em ocasião da derrubada da ponte Jiujiang, em 15 de junho passado, na província sulista de Guangdong por causa de uma colisão de um navio cargueiro contra um de seus pilares de sustentação. O acidente matou nove pessoas.
Também foi citado o desastre com a ponte de Minneapolis, nos Estados Unidos, em 1.º de agosto, como evidência da necessidade de reparar estruturas públicas antigas o quanto antes.
De acordo com o informe anual sobre a manutenção de estradas do ministério, até o fim de 2006, 6.330 das 500 mil pontes da China se encontravam em estado de “perigo”, com graves danos em alguns importantes componentes estruturais.
“A China deve tirar lições da queda da ponte Minneapolis e acelerar a inspeção de pontes inseguras”, assinalou Xiao Rucheng, secretário geral do Instituto de Pontes e Engenharia Estrutural, subdivisão da Sociedade de Engenharia Civil.
Em três anos, o Ministério dos Transportes planeja tornar mais seguras tanto as estradas estatais e provinciais como uma grande parte das estradas distritais e vicinais do país.
“É necessário priorizar a reparação das pontes em estradas estatais e as de grande extensão”, aponta o texto do informe.
Para o momento, o ministério emitiu ordens a entidades locais para a inspeção do estado das pontes. A entidade também assumirá os custos do projeto, embora não tenha revelado quanto se investirá na manutenção total.
Durante o período de 2000 a 2005, foram destinados quase US$ 2 bilhões para a reparação de sete mil pontes. Além disso, foi iniciado um sistema de manutenção que exige que as empresas construtoras de estradas e suas operadoras contratem engenheiros especialistas em supervisão de pontes e viadutos.
Entre os fatores que podem provocar a queda de uma ponte estão a pressa em terminar os trabalhos, a corrosão natural, a idade e o uso de parâmetros de desenho antiquados.
“Muitas dessas pontes foram desenhadas e construídas há mais de 20 anos, quando os desenhistas não podiam prever o enorme fluxo de tráfego existente hoje”, explicou Xiao.