CUT quer regras e padrões para produção de biocombustíveis
Foi aprovada por unanimidade hoje (17), no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), proposta da CUT para a criação de um grupo de trabalho para elaborar regras e padrões de avaliação na produção de biocombustíveis no Brasil. Ao fazer a propo
Publicado 17/07/2007 19:47
Após a aprovação da proposta, os conselheiros também elegeram Artur como coordenador do grupo de trabalho. A primeira reunião do recém-criado grupo de trabalho, intitulado “Bioenergia: Etanol, Bioeletricidade e Biodiesel”, vai acontecer no dia 16 de agosto.
Ao falar na abertura do ponto da pauta em que o CDES discutiria o tema, Artur destacou três dos diversos objetivos expressos da proposta: levantar e analisar problemas e distorções em todas as etapas de produção e impactos em relação ao meio ambiente e relações do trabalho; viabilização dos investimentos públicos como fator de promoção de desenvolvimento com eqüidade; estabelecimento de regras claras para garantir terras necessárias à produção de alimentos.
“O desafio da CUT é lutar para que os trabalhadores estejam no centro de qualquer projeto de desenvolvimento. Isso inclui a preservação dos direitos trabalhistas e também o destino dos recursos naturais do Brasil prioritariamente para o seu povo”, comentou Artur.