Fórum Social do Mercosul já tem programação definida
A programação para o Fórum Social do Mercosul já está definida. O evento, que será realizado em Curitiba, entre os dias 5 e 7 de julho, vai debater questões políticas, econômicas e sociais dos países da América Latina e propor novos caminhos para a constr
Publicado 03/07/2007 11:42
O encontro representará mais um avanço na busca da integração latino-americana almejada pelos governos populares da região. A idéia é atuar de maneira coesa para influenciar numa nova ordem mundial que tenha o homem como centro, em oposição às políticas neoliberais que privilegiam o lucro e o mercado.
As discussões principais ocorrerão em seis plenárias programadas para os três dias, todas no Centro de Convenções. A agenda do dia 6 programou grandes debates sobre os seguintes temas: “Aquecimento Global, Agro-Energia, Água e Meio-Ambiente”, “A Soberania dos Povos e a Consolidação da Democracia na América Latina” e “A Conjuntura Econômica, Dívida Pública e Criação do Banco Sul”. Já no dia 7 as três plenárias serão concentradas na parte da manhã, com os temas “Privatizações”, “Democratização dos meios de comunicação” e “Movimentos Sociais”.
Programação alternativa
Em paralelo às atividades do Fórum Social do Mercosul estão programadas diversas atividades culturais e mesas redondas. Um dos eventos paralelos de grande interesse será o Seminário Estadual de Economia Solidária, programado para o dia 6, no Largo da Ordem.
Na tarde do mesmo dia, no Auditório da Faculdade de Direito da UFPR, será feita homenagem às Mães da Praça de Maio, grupo de mulheres argentinas que enfrentaram e ajudaram a derrubar o regime militar daquele país. Logo após, o grupo organizará uma mesa redonda com o tema “Mulheres do Mercosul: Frente Ampla pelas conquistas de gênero e raça”.
Em outro ponto da cidade, no Auditório do Instituto São Cristóvão, na Vila Isabel, estará ocorrendo o painel “Transporte: ferramenta indispensável para a integração dos povos”, com a participação de sindicalistas ligados ao setor e autoridades públicas. Na ocasião o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, fará a defesa da ferrovia para a integração da América Latina.
Eventos de cultura
A agenda cultural também está repleta de eventos, como mostras de fotografias, apresentação de fandango, debates sobre racismo, exibição de documentário sobre a Assembléia Constituinte da Bolívia e diversos outros.
A cerimônia de instalação do Fórum Social do Mercosul ocorrerá na tarde do dia 5 de julho, quinta-feira, no Centro de Convenções de Curitiba. A sessão de abertura será às 15 horas, com a presença do governador Roberto Requião e autoridades convidadas.