Jornada lembrará um ano da fraude eleitoral mexicana

O “Governo Legítimo do México”, dirigido pro Andrés Manuel López Obrador, e a Coordenação de Operação da Convenção Democrática Nacional convida a todos a participar da Jornada Nacional de Protesto contra a Fraude Eleitoral. Na próxima segunda-feita (2)

A jornada tem por objetivo preservar na memória coletiva esses fatos e evitar que fiquem sepultados pelas campanhas midiáticas e pelo cerco informativo utilizados pelos grupos de poder. A Coordenação de Operação da CND convoca a todas e todos mexicanos a se manifestar pelo sufrágio efetivo e a não imposição no próximo domingo 1° de junho no Zócalo da Cidade do México.


 


Segundo a convocatória, o movimento cidadão organizado na CND continua mostrando a resistência civil pacífica contra a imposição, consumada em dezembro de 2006. O movimento “se nutre da análise e do repasso das experiências e testemunhos das ações e operações de defraudação do processo e da jornada eleitoral de 2006, com o propósito de impedir que se continuem realizando eleições de Estado em nosso país”.


 


“Além disso, a Coordenação de Operação da CND faz uma convocatória aberta a todo aquele que queira trazer seus testemunhos de denúncia sobre os atos contrários à legalidade e à vontade popular que atentaram contra a legitimidade do processo eleitoral e puseram em risco a convivência política e a estabilidade social. Esses testemunhos poderão constar de escritos, atas, vídeos, fotografias, testemunhos orais, ou qualquer outro documento público ou privado que ilustre os atos de ilegalidade e defraudação da vontade popular”, afirma o comunicado.


 


Desde os dias 22 e 23 de junho, ocorrem fóruns estaduais em todo o território nacional. Hoje (29) e amanhã, será realizado o Fórum Nacional “Testemunhos da Fraude Eleitoral”, no Clube dos Jornalistas na Cidade do México. Também amanhã, haverá o evento artístico-cultural “Às provas me remeto!”, no Monumento à Revolução. No domingo (1°), vai ocorrer uma manifestação às 10h, partindo do Angel da Independencia. Na assembléia informativa no Zócalo, o presidente legítimo proferirá um discurso sobre os feitos de seu governo. Esta será a terceira assembléia da CND desde que o governo de Obrador foi estabelecido. A primeiro ocorreu em setembro de 2006 e a segunda em março de 2007.


 


Fonte: Adital