Presidente da República Dominicana inicia viagem ao Brasil
O presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, completou neste domingo (17) em Salvador (BA) o primeiro dia de uma visita oficial de uma semana pelo Brasil, que incluirá ainda São José dos Campos, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus
Publicado 17/06/2007 19:35
Fernández chegou no sábado à noite ao Brasil e completou hoje sua primeira agenda de contatos de negócios em Salvador, onde se reuniu com executivos da Odebrecht, a maior construtora construtora civil da América Latina.
O presidente e sua comitiva foram à sede da Fundação Odebrecht onde assistiram a um vídeo institucional sobre um programa de cooperação promovido pela empresa e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Em seguida, foi recebido pelo presidente do grupo, Norberto Odebrecht, e participou de um almoço com empresários e autoridades locais.
O dirigente dominicano percorreu ainda o centro histórico de Salvador e o Pelourinho. “Gostou muito, ficou muito feliz na Bahia, um estado que se parece muito com o nosso Caribe. A agenda está começando”, disse uma fonte diplomática.
Fernández deixou Salvador no final da tarde com destino a São Paulo, onde terá um “jantar particular”, com o empresário Josué Christiano Gomes da Silva, vice-presidente da Coteminas. Segundo o Governo dominicano, a empresa “pretende instalar um moinho de telas na República Dominicana”.
A visita prolongada do governante caribenho terá como objetivos reforçar a cooperação nas áreas de etanol de cana-de-açúcar, aviação, comércio e turismo.
O presidente dominicano voltará para Santo Domingo no sábado, saindo de Manaus. Fernández viaja em um pequeno avião particular, fretado para a ocasião, com sua esposa, três ministros e guardas de segurança. O restante da comitiva viaja pelo Brasil em vôos comerciais.
O presidente dominicano é acompanhado nesta viagem por uma delegação de empresários da República Dominicana, interessados em aprofundar os contatos que se estabeleceram em contínuas rodadas de negociações bilaterais organizadas nos últimos dois anos.
Amanhã, em São José dos Campos, Fernández visitará a sede da Embraer, que pretende oferecer à República Dominicana aviões de médio porte.