UNE celebra 70 anos com o Cuca Gianfrancesco Guarnieri
Prestes a celebrar 70 anos de vida — que serão completados em 11 de agosto —, a União Nacional dos Estudantes (UNE) inaugura no próximo sábado (16), às 19 horas, o seu novo Centro Cultural. O espaço, que funcionará como sede do Cuca-SP, está localizado no
Publicado 14/06/2007 18:47
Em homenagem a um dos mais brilhantes atores do cenário brasileiro, o local ganhará o nome de Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) Gianfrancesco Guarnieri. A história do ator com o movimento estudantil tem passagens pelo lendário Centro Popular de Cultura, o CPC da UNE — e na direção da União Paulista dos Estudantes Secundaristas. A sua viúva, Vanya Sant’anna, e familiares estarão presentes na inauguração. A UNE também vai homenageá-los, em parceria com a UEE-SP, Ubes e Upes.
O novo espaço vai abrigar um estúdio com tecnologia e estrutura para gravação audiovisual, um palco para apresentações musicais e de teatro, além de uma sala onde funcionará o ateliê coletivo e uma biblioteca comunitária. Haverá também uma enorme tenda, que vai cobrir toda a área a ser utilizada para as apresentações, debates, exibições de filmes, ensaios, e reuniões do coletivo gestor do novo espaço.
O centro cultural será gerido por diferentes vertentes da arte. O grupo é formado por 20 pessoas de diferentes coletivos, como as companhias teatrais Ivo 60, Domínio Público, Grupo A.L.M.A., Cia. Comédias, Tragédias e Self-Service, além de estudantes do Teatro Escola Macunaíma e da ECA-USP. Duas coordenadoras serão as responsáveis por marcar as reuniões que vão acontecer a cada dois meses e também pela programação do Centro
Homenagem
Na inauguração, uma mistura de esquetes, musicais e imagens contará um pouco da vida de Gianfrancesco Guarnieri, destacando sua produção artística sempre ligada à sua trajetória política. A homenagem mostrará as diversas faces de sua atuação: ator, compositor, letrista, dramaturgo.
A apresentação contará com a presença de Vânia Bastos, Nábia Vilella, José Eduardo Rennó, Adriana Moreira, Rodrigo Fabbro, Junior Pitta, Rafael Moreira, IVO 60, Cia. de Domínio Público, Grupo A.L.M.A., além da participação especial de Marília Medalha. A direção artística e o roteiro são de Heron Coelho. Após a peça em homenagem a Guarnieri, haverá uma roda de samba com o grupo Inimigos do Batente.
O Cuca-SP faz parte do programa “Ponto de Cultura”, uma das mais interessantes iniciativas do Ministério da Cultura (MinC) nos últimos anos. Parte integrante do projeto “Cultura Viva”, o projeto é um pólo de articulação e promoção da cultura em diversas partes do país.
O MinC selecionou projetos apresentados por entidades da sociedade civil para captar, organizar e desenvolver a cultura local. O Ponto de Cultura serve como mediadores entre Estado e sociedade, com o objetivo de multiplicar as iniciativas culturais de cada região de maneira participativa.