Emoção e festa em inauguração de escolas indígenas no MT
O prefeito de Barra do Garças (MT), Zózimo Chaparral (PCdoB), na companhia de vários secretários e de convidados para a ocasião, a exemplo da prefeita de Olinda, Luciana Santos, o deputado federal Carlos Abcalil, o secretário de Articulação Social do g
Publicado 21/05/2007 18:30 | Editado 04/03/2020 16:49
O vigor das inaugurações em todas as escolas foi marcado pela emoção e receptividade carinhosa do povo xavante à equipe da Prefeitura e de seus convidados para a grande festa transformada em celebração de alegria ao receber da administração municipal quatro escolas (cuja arquitetura lembra uma colméia) nunca antes construídas naquela reserva indígena.
A primeira escola a ser inaugurada, na manhã de 18 de maio, foi a da aldeia Nossa Senhora da Guia (Hu’uhi). O coordenador indígena e da Igualdade Racial da Prefeitura de Barra do Garças, Agnelo Temrite Wadzatse, tomado pela emoção não conseguiu concluir seu discurso, em sua primeira tentativa, mas quando foi chamado a concluir seu discurso ele disse que o povo xavante, em governos anteriores, sempre foi excluído. “Somente agora estamos incluídos no plano de governo do prefeito Chaparral”.
À tarde, na inauguração da escola Imaculada Conceição (Dzub’adze) o cacique Vítor apresentou aos visitantes uma oca que sua comunidade ergueu no centro da aldeia em homenagem ao prefeito Chaparral. “Esta será a morada dele quando visitar a nossa reserva” disse ele. Chaparral não teve dúvida e dormiu aquela sua primeira noite em sua nova casa (de um só cômodo), à moda xavante.
No dia seguinte Zózimo Chaparral e sua comitiva descerraram a placa da Escola “Santíssima Trindade” onde se repetiram todas as homenagens e a dose de calor humano da comunidade indígena em receber uma escola digna de sua gente, que a exemplo de todas as solenidades aproveitaram para lembrar o longo período em que foram excluídos do poder público de Barra do Garças.
A última das inaugurações ficou para a escola da aldeia Salvador que homenageia o nome do mártir salesiano Padre Sbardelotto (Rób’udé) em sua fachada. O indígena e professor Cristóvão Tserero’Odi Tsõrõpré, frisou para seus irmãos xavantes que todos têm o direito à educação e que aquela escola “foi um sonho de cada um de nós. Hoje este sonho se torna realidade”.
Chaparral é homenageado
Sabedor de que a transformação do mundo passa pelas escolas, o prefeito Zózimo Chaparral disse que sua administração não cede às pressões e vai continuar investido, o quanto puder, em escolas e em programas de inclusão social no município.
O tom de todos os discursos de Chaparral foi o de firmar seu compromisso com o povo xavante que não se encerra com a inauguração daquelas escolas. O prefeito citou dados de quando assumiu a administração quando figuravam cerca de 200 crianças que freqüentavam as escolas indígenas contra as mais de 800 hoje matriculadas na Rede Municipal de Ensino, além de incluir outros projetos como o Renascer 2º Tempo que beneficia 200 jovens e crianças na reserva de São Marcos.
O prefeito lembrou também à comunidade xavante que em seu governo não há discriminação. “Podemos não ser um governo de todos, mas governamos para todos. Se observarmos – disse ele dirigindo-se à secretária de Educação do município, Fátima Resende – nunca se investiu tanto em educação na história de Barra do Garças. O que antes era uma utopia hoje é uma realidade”.
Nas solenidades de inauguração da Escola Imaculada Conceição o prefeito falou à liderança xavante de sua recente audiência com a gerência do Banco do Brasil de Barra do Garças, com o propósito de reforçar a patrulha mecânica da Prefeitura para atender as estradas vicinais do município, incluindo as que demandam às aldeias da reserva de São Marcos.
Homenageado com arco e flecha, colares, cocar e uma oca na aldeia Imaculada Conceição, o prefeito agradeceu à comunidade e falou de seu orgulho de ser considerado um irmão xavante. Emocionado ele disse de sua disposição e vontade política e que as honrarias que recebera vão lhe dar forças para lutar em defesa dos povos excluídos.
Veja abaixo algumas fotos das inaugurações:
FOTOS: Mayke Toscano/SECOM/BG