Infraero está pronta para CPI, diz presidente da estatal

O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, disse que a estatal está disposta a colaborar caso sejam instaladas comissões parlamentares de inquérito para investigar a crise aérea. “A Infraero está pronta, assim que convocada, a comparecer. Eu pessoalme

Pereira demonstrou preocupação, no entanto, de que a CPI “perca o foco da investigação”. Segundo ele, se houver desvio político, pessoas podem ser favorecidas e culpados podem ficar impunes.



O presidente da Infraero lembrou que supostas irregularidades cometidas na empresa já são objeto de investigação de órgãos externos, como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU). “A quantidade de itens investigados é uma coisa monumental. São 37 representações, quatro tomadas de conta especiais. Então o tribunal de contas está investigando pesadamente”.



Pereira comentou o assunto no Congresso, onde participaria de audiência na Comissão de Viação e Transportes da Câmara sobre as recentes paralisações do transporte aéreo e prejuízos causados à sociedade. Por causa do baixo número de parlamentares presentes, o presidente da comissão, Eliseu Padilha (PMDB-RS), cancelou a audiência e fez uma reunião a portas fechadas com sete deputados e o presidente da Infraero – a comissão tem 30 parlamentares.