Embrapa promove Dia de Campo
Para viabilizar a demons-tração foi transportado, de Belém até o município de Cutias do Araguari, o equipamento de 12 toneladas chamado de Tritucap, um trator adaptado que corta e tritura a vegetação, eliminando totalmente a prática da queima da capoei
Publicado 10/04/2007 13:02 | Editado 04/03/2020 16:11
A área agrícola, onde acontecem as aulas práticas da Escola Família Agrícola do Pacuí, é o cenário do Dia de Campo “Tipitamba – plantio direto na capoeira triturada sem uso do fogo”, uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa-Amazônia Oriental (Belém-PA) e adaptada para os demais estados da região Norte.
A atividade é realizada pela Embrapa-Amapá e Instituto de Terras do Estado do Amapá (Rurap), hoje, 10, das 9h às 12h.
A Escola Família Agrícola do Pacuí está localizada no distrito de São João Joaquim do Pacuí, município de Macapá.
Durante o Dia de Campo, os agricultores, autoridades, estudantes das escolas famílias, técnicos de extensão rural e demais interessados terão contato direto com a tecnologia, que consiste em eliminar o uso do fogo no preparo da área para agricultura e ainda tem a vantagem de boas perspectivas de produtividade.
O acesso e uso desta tecnologia pelos agricultores poderá ser viabilizado por meio de programas agrícolas específicos formulados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Macapá, que já demons-traram interesse em aplicar a proposta do Tipitamba no Amapá.
Para viabilizar a demons-tração foi transportado, de Belém até o município de Cutias do Araguari, o equipamento de 12 toneladas chamado de Tritucap, um trator adaptado que corta e tritura a vegetação, eliminando totalmente a prática da queima da capoeira.O Dia de Campo em São Joaquim do Pacuí terá início com a operação do trator triturando a capoeira de 5 a 6 metros de altura.
Também serão mostrados os efeitos comparativos da queima, que é o sistema tradicional usado pelo agricultor, e da trituração da capoeira sobre a fertilidade, física e conservação do solo.
No Amapá, o projeto Tipitamba é financiado pelo Banco da Amazônia (Basa) e nesse Dia de Campo a Embrapa Amapá conta com apoio do Governo do Estado, através das Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Se-cretaria de Estado de Transportes, e da Escola Família Agrícola do Pacuí (Efap).
de Macapá,
com agencias