48% dos católicos brasileiros não sabem o nome do papa

Embora 69% da população brasileira saiba que o papa Bento 16 virá ao Brasil em 9 de maio, 51% não sabem qual é o seu nome. Mesmo entre os católicos, o desconhecimento é elevado — e atinge 48%.

Os dados são do Datafolha e foram revelados neste sábado (7) o jornal Folha de S.Paulo. A pesquisa ouviu 5.700 pessoas em 236 municípios de 25 Estados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.


 


“Eu não saberia a que atribuir este desconhecimento”, afirma o teólogo Geraldo Hackmann, único brasileiro membro da Comissão Teológica Internacional, do Vaticano. O alemão Joseph Ratzinger, de 79 anos, completará seu segundo ano como pontífice no dia 19 sem ter popularidade no Brasil, o maior país católico do mundo.


 


“Hoje em dia há muita informação. Porém, há muita gente desinformada em tudo, inclusive em religião”, atribui Hackmann. “Ainda há as pessoas que acham que o nome do papa é papa.”


 


Segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, o conhecimento sobre o nome do papa deve aumentar com a aproximação da visita, que será encerrada no dia 13 de maio. “A tendência é que toda a população seja atingida”, afirma ele.


 


Resultados por faixas


 


Questionados sobre o nome do papa, 48% disseram “Bento 16”, e 1% mencionou “Ratzinger”. Os demais disseram não saber ou responderam de maneira incorreta. O Sul, com 55% de respostas corretas, e o Sudeste, com 50%, são as regiões brasileiras onde mais pessoas acertaram o nome do atual papa.


 


Os entrevistados espíritas mostraram maior conhecimento sobre o nome do papa do que os católicos (57% a 52%). “Um dos fatores que explicam esse resultado é que os espíritas têm escolaridade maior que a média”, diz Paulino.


 


No quesito escolaridade, aliás, 73% das pessoas com ensino superior sabem o nome do líder da Igreja Católica. O número cai para 54% entre os que têm apenas o ensino médio — e para 39% entre os que cursaram somente até o ensino fundamental.


 


Entre os entrevistados no levantamento, realizado em 19 e 20 de março com brasileiros acima de 16 anos, 69% disseram saber que o papa virá ao país. Esse número sobe para 72% entre os católicos e para 92% entre os espíritas.


 


O Datafolha também perguntou se o entrevistado pretende comparecer a algum evento da primeira visita deste papa ao Brasil; 18% têm essa intenção, número que sobe para 24% entre os católicos.


 


Mais desconhecimento


 


Se traduzida em um número absoluto em relação à população total do Brasil, a parcela de entrevistados que declarou ter intenção de ver o papa significaria um universo 34 milhões de pessoas -número muito maior que o esperado pela igreja católica durante a visita (1,5 milhão de pessoas na missa campal em São Paulo e 500 mil em Aparecida).


 


“Estes dados podem refletir um pouco de desconhecimento quanto à visita”, afirma Paulino, do Datafolha. “Muitas pessoas não sabem que o papa virá só a São Paulo — acham que ele vai passar por mais estados. Por isso, afirmam que pretendem vê-lo.”


 


Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo