Record volta a ser vice-líder; Globo pede socorro à imprensa
A TV Record se manteve como vice-líder na audiência da Grande São Paulo em março. Pelo segundo mês consecutivo, relatório do Ibope Teleport mostra que a rede ficou à frente do SBT. Até a Globo, outrora quieta diante da ascensão da rival, começa a dar sina
Publicado 02/04/2007 21:35
No mês de janeiro, o Ibope já havia registrado um empate entre Record e SBT no segundo lugar com média de sete pontos cada. Já em fevereiro, o SBT ficou com seis pontos – e a Record cravou sete, placar repetido em março. Cada ponto no Ibope equivale a 178,3 mil telespectadores na Grande SP, maior mercado consumidor e publicitário do Brasil.
Na comparação do primeiro trimestre deste ano com igual período de 2006, a Record cresceu 18% em audiência, enquanto o SBT caiu 17%. A Globo continua na liderança absoluta, mas no primeiro trimestre de ano perdeu 6% de sua audiência. Em março, a emissora da família Marinho marcou 19 pontos na Grande SP.
Na média das dez capitais do país, a Record continua em 3º lugar. O SBT evitou comentar os dados. No fim de 2006, o canal desativou sua assessoria de imprensa. A Globo também não se manifestou, mas já pensa em mudar sua estratégia com a imprensa.
Reaproximação com jornalistas
Publicamente, tanto a assessoria como executivos da Rede Globo bocejam para o alardeado crescimento da Record no Ibope nos últimos meses. A emissora do Jardim Botânico pouco ou nunca se manifesta sobre as declarações da concorrente, que já fala em ultrapassar a TV líder num prazo que varia de 10 a 15 anos.
Nos bastidores, no entanto, a Globo prepara uma operação de envergadura para combater a ameaça que representa a Record – uma emissora que, diferentemente do SBT, parece ter estratégia de curto, médio e longo prazos e, principalmente, coerência de investimento. Dias atrás, houve uma reunião entre funcionários do departamento de Comunicação da emissora.
No encontro, concluiu-se que a Globo vem perdendo nos últimos anos espaço na mídia, enquanto a Record vem ganhando. A solução seria uma reaproximação com jornalistas, e uma postura mais pró-ativa da CGCom diante da mídia. A Globo poderia aproveitar ainda mais a atitude do SBT que, desde o final do ano passado, não tem mais assessoria de imprensa.
Irritado com notícias a respeito de sua emissora que vinham sendo publicadas, e culpando a sua assessoria por não impedir que tais notícias saíssem na imprensa, Silvio Santos optou em amputar o membro que julgou infectado. Pior para ele – até as notícias meramente de divulgação do SBT simplesmente desapareceram de toda a imprensa.