PSB critica decisão de Lula de contemplar PMDB com 5 ministérios
A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de contemplar o PMDB com cinco ministérios provocou a reação no PSB. O secretário-geral do partido, senador Renato Casagrande (ES), disse que é uma demonstração de que Lula vai centralizar seu governo e
Publicado 15/03/2007 08:38
O PSB perdeu para o PMDB o Ministério da Integração Nacional e deve ficar apenas com a pasta da Ciência e Tecnologia.
O governo estuda criar uma secretaria para cuidar de portos e aeroportos para compensar o partido, mas a idéia foi bombardeada pelas demais siglas da coalizão, especialmente o PR que não aceitou desvincular a área de portos do Ministério dos Transportes que irá comandar. O PT também não concordou porque quer vincular ao Ministério do Turismo a Infraero, que cuida dos aeroportos.
“A reforma ministerial ampliou os espaços do PT e PMDB no governo. A nossa expectativa é que pudéssemos manter o mesmo espaço que tínhamos no primeiro mandato. Mas pelo visto isso não irá ocorrer. Nos sentimos sub-representados”, afirmou Casagrande.
Conforme o senador, “o PT fez o seu jogo no governo de só ganhar e o PMDB se fortaleceu muito”, o que pode “fazer com que a coalizão tenha problemas para funcionar”. Além das pastas que ocupa, o PT ganhou Justiça, Turismo e pode permanecer nas Relações Institucionais. “Acho que é espaço de menos para os outros partidos”, disse.
Casagrande afirmou que Lula “precisa tomar cuidado com o desequilíbrio” de forças que estão representadas no governo porque isso pode se voltar contra seu governo.
Além da Integração Nacional, o PMDB vai responder pelos ministérios da Agricultura, Minas e Energia, Comunicações e Saúde.
Fonte: Folha Online