Chávez: “Bush merece a medalha de ouro da hipocrisia”

O presidente venezuelano Hugo Chávez disse nesta quinta-feira (8/3) que George W. Bush deveria receber “a medalha de ouro da hipocrisia”. O mandatário norte-americano desembarcou na noite de quinta-feira em São Paulo para uma visita à América Latina.

Chávez, principal inimigo de Washington na região, está fazendo uma visita de um dia a Buenos Aires, onde vai comandar milhares de protestantes na sexta-feira em uma manifestação em um estádio de futebol que vai coincidir com a chegada de Bush ao Uruguai.



“É preciso dar ao presidente dos EUA a medalha de ouro por hipocrisia, porque ele disse que agora está preocupado com a pobreza na América Latina”, disse Chávez a repórteres logo depois de desembarcar em Buenos Aires.



“Agora ele está descobrindo…depois de tantos anos que existe pobreza na América Latina, precisamente quando o império norte-americano é o principal culpado”, disse Chávez.



Apesar de o presidente argentino Néstor Kirchner manter-se afastado da retórica anti-Bush de Chávez, os dois líderes questionam as políticas de mercado-livre apoiadas por Washington e dividem a visão de uma maior cooperação regional entre governos esquerdistas.