PCdoB/AP espera realizar a maior conferência do partido no estado
Por Alan Sales, de Macapá “Foram de grande importância para direção estadual do partido as atividades realizadas neste início de semestre, pois além de conseguirmos aglutinar boa parte de nos
Publicado 27/02/2007 11:07 | Editado 04/03/2020 16:11
Em reunião do secretariado estadual, que acontece hoje, dia 27, a avaliação deverá ser reafirmada. Uma das metas da direção local é preparar a militância para a realização daquela que poderá ser a maior conferência do partido no estado.
Entre as atividades desenvolvidas pela direção estadual do PCdoB do Amapá e citadas por Pingarilho estão os ativos feitos nas áreas de Organização, Formação, Movimentos Populares e Sociais, Comunicação, Sindical e Juventude, que aconteceram no início deste mês e que contaram com a participação de representantes de cinco comitês municipais, além de lideranças do movimento estudantil, comunitário, de mulheres, GLBTT e sindical. Também merecem destaque as conferências municipais sobre a questão da mulher, realizadas em quatro municípios, com ampla participação dos comunistas e rico debate sobre o documento-base.
Positivo também neste processo foi a diversidade de trabalhadoras e trabalhadores que participaram dos debates da 1ª Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher. Eram agricultoras, operárias do setor de papel e celulose, profissionais da educação e sindicalistas. Outra atividade importante foi o seminário de preparação para a etapa estadual da Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher, que debateu a origem da opressão de gênero a partir da análise da obra “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”, de Fredrich Engels. A exposição foi feita por Evandro Siqueira, secretário de Formação e membro da Escola Nacional de Formação, e Alan Sales, secretário de Comunicação, ambos do PCdoB do Amapá.
85 anos
A direção amapaense realizou ainda atividades voltadas para as comemorações do 85º aniversário do PCdoB. Por conta da data, um ciclo de debates tem sido realizado duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras. Os temas abordados retratam a história do partido, além de pôr em discussão temas atuais. De início, foram realizados debates pautados pelos 30 anos da Chacina da Lapa e pela atualização da tática do PCdoB.
Segundo Evandro Freitas, 2007 foi eleito “o ano da institucionalidade do PCdoB” e todos os esforços da direção serão no sentido de fortalecer o partido, garantir ampla formação aos quadros, investir na atuação nos movimentos sociais, com destaque para juventude e sindical. O objetivo é fazer com que o comitê estadual do Amapá realize a maior conferência estadual da história do partido local, tanto em número de participantes e municípios com partido organizado, como na qualidade das intervenções nos debates.
Eventos como estes acontecerão, garante Marlus Carvalho, secretário de Organização, com mais freqüência este ano, pois “já estamos executando a segunda fase do 6º PEP”. De acordo com o planejamento aprovado pela Comissão Política, há atividades de sobra para sacudir a militância comunista até a conferência estadual.