Movimentos uruguaios preparam marcha contra visita de Bush
Liderados pela central sindical PIT CNT, movimentos sociais do Uruguai preparam para a próxima semana uma marcha contra a visita do presidente George W. Bush ao país, previsa para o dia 9 de março.
Publicado 27/02/2007 10:47
De acordo com o sindicalista Fernando Pereira, “o objetivo é que a marcha tenha um caráter cidadão e não exclusivamente sindical”. A idéia é somar forças, ressaltou, “garantindo a participação dos mais amplos setores da sociedade, porque estamos convencidos de que o repúdio à presença de Bush deve ser massiva, como a defesa da paz mundial”.
Além dos movimentos sociais, deputados de algumas províncias definiram que a visita de Bush será repudiada no país. Em Gualeguaychú, os parlamentares definiram por unanimidade apoiar os protestos contra o presidente norte-americano.
Antes de passar pelo Uruguai, Bush visitará o Brasil. O giro pela América Latina do presidente norte-americano inclui ainda passagens pela Colômbia, Guatemala e México. Em todos os países estão previstas diversas manifestações em repúdio à política dos EUA.