PCdoB do Amapá realiza encontro institucional
Por Alan Farias Sales, de Macapá*
''Os comunistas devem se destacar na atuação em órgãos públicos para que o partido possa transformar o reconhecimento da população em força política e social.&
Publicado 19/12/2006 16:37 | Editado 04/03/2020 16:11
A direção estadual do PCdoB/AP, através da Secretaria de Relações Institucionais e Políticas Públicas, realizou ontem (18) no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, uma importante reunião com os quadro do partido que atuam nos espaços institucionais ocupados pelo PCdoB na administração pública. Participaram deste evento o presidente do PCdoB/AP, José Luiz Pingarilho; a deputada estadual Roseli Matos, atual secretária institucional do partido; o deputado federal Evandro Milhomen; o secretário municipal de Ação Social e do Trabalho, Delman Benedito, o presidente da Agência de Pesca do Amapá, José de Oliveira; o diretor-presidente da Fundação Estadual de Cultura do Amapá, Robério Jucá, além de membros do comitê estadual do partido.
O encontro teve início com a intervenção do presidente do comitê estadual do PCdoB, José Luiz Pingarilho, que parabenizou os militantes do Partido pelo compromisso e pelo empenho nas eleições de 2006. ''O PCdoB provou que é um aliado em que se pode confiar. Lutamos incansavelmente para a reeleição do Governador Waldez, e ela veio em primeiro turno, lutamos pela reeleição do Senador José Sarney, do Deputado Federal Milhomen e da Deputada Roseli. Não conseguimos o êxito pleno é verdade, mas o PCdoB credenciou-se a somar no esforço de desenvolver o Estado do Amapá juntos com seus aliados através da atuação de alguns de seus principais quadros atuando em importantes espaços da esfera institucional. Esta é uma tarefa das mais importantes e o Partido está preparado para ela'', diz o presidente Pingarilho. ''Os comunistas devem se destacar na atuação em órgãos públicos para que o partido possa transformar o reconhecimento da população em força política e social e para tanto, é necessário investimento em formação, e este será o principal desafio do partido para o ano de 2007'', conclui Pingarilho.
Em seguida, a secretária de Relações Institucionais, deputada Roseli Matos, ressaltou a importância da atuação dos comunistas na administração pública, agradeceu o empenho no processo eleitoral e fez um apelo para que a militância do partido participasse mais dos eventos realizados pelo PCdoB. Ela enfatizou ainda a importância do compromisso institucional com o partido, principalmente com a contribuição financeira dos militantes e dos quadros do PCdoB. ''O militante comunista se diferencia dos militantes de outros partidos pela militância abnegada, pela prioridade dada à formação política e ideológica, pela divulgação das idéias, manifestos e documentos do partido e pelo compromisso com o financiamento das atividades do partido, por isso é necessário que todos os militantes e quadros do partido regularizem suas contribuições'', disse a deputada. Ela concluiu ressaltando que o vínculo material e o vínculo político são os principais elos entre o partido e a sua militância. ''Se há deficiência em um deles, se obstrui a capacidade de crescimento do partido'', conclui a deputada.
Em sua intervenção, o deputado Milhomen enfatizou a importância da unidade dos comunistas para este novo momento e ressaltou a importância do fortalecimento da institucionalidade do partido e da maior participação de todos – filiados, militantes, quadros e dirigentes – nos eventos do partido. ''O êxito nas eleições de 2006 apresenta ao partido novos desafios. É preciso ousar crescer ainda mais. Mas para isso precisamos de um partido coeso e unido'', disse. Ao finalizar sua intervenção, Milhomen convidou todos a participarem mais ativamente da vida partidária, dos cursos, seminários, debates e plenárias de filiados, a contribuírem financeiramente através do cadastro no Sistema Nacional de Contribuição Militante e a freqüentarem mais assiduamente a sede estadual do PCdoB.
*Secretário de Comunicação do PCdoB/AP