Aneel leiloou novas linhas de transmissão a serem construídas no Piauí
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) leiloou, no último dia 15, concessões para a construção, operação e manutenção de aproximadamente 1.014 km de novas linhas e três subestações da rede básica em nove Estados: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná
Publicado 19/12/2006 11:36 | Editado 04/03/2020 17:02
A Chesf, que faz parte do sistema Eletrobrás, e as espanholas Abengoa e Isolux arremataram as concessões. Pelo edital, foram declaradas vencedoras as empresas e consórcios que ofereceram a menor tarifa, ou seja, a menor receita anual permitida para prestação do serviço.
Os empreendimentos vão gerar cerca de 2.000 empregos diretos e deverão entrar em operação daqui a 18 a 22 meses. Os investimentos totais para a construção das linhas são estimados em R$ 680 milhões. O período das concessões de transmissão é de 30 anos.
Para a Aneel, as empresas podem até antecipar a entrada das linhas no sistema elétrico. Para isso, a empresa deve solicitar a autorização da Aneel, que, após a aprovação, passa a compor a rede de transmissão de energia do Sistema Interligado Nacional.