PCdoB/PE define mobilização para o segundo turno

Mais de 700 pessoas entre militantes, amigos, eleitores e aliados atenderam ao chamado do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pernambucano e lotaram as dependências do Clube Líbano, no

A estratégia montada pelos comunistas e aliados para derrotar a direita conservadora e eleger Lula presidente e Eduardo Campos governador se concentrará na mobilização da militância e na realização de encontros com representantes dos movimentos sociais e intelectuais, atos públicos e carreatas no Recife, Olinda e Região Metropolitana. Uma grande passeata pelo centro do Recife, no dia 25 de outubro, e o debate da Rede Globo, no dia 26, encerrarão a campanha vermelha.


 


Em seus discursos, os líderes comunistas e dos partidos aliados fizeram um chamamento à militância para que vá às ruas em busca dos votos que elegerão Lula e Eduardo e derrotarão a direita conservadora, garantindo que o Estado e o País caminhem em direção ao desenvolvimento com mais emprego, educação e inclusão social.  “Vamos marchar para fazer valer as nossas chances de esmagar a direita conservadora no segundo turno”, conclamou a prefeita de Olinda, Luciana Santos, ressaltando o papel da militância e das convicções ideológicas nas vitórias alcançadas no primeiro turno.


 


O presidente do Comitê Estadual do partido em Pernambuco, Alanir Cardoso, lembrou que a batalha estava apenas começando, destacando que as forças progressistas do Estado têm no momento que enfrentar dois desafios, sendo o primeiro reeleger o presidente Lula para, assim, se construir algo diferente para o Brasil. “O nosso segundo desafio é derrotar a aliança conservadora e o domínio das oligarquias representadas por Jarbas Vasconcelos (PMDB) e seus aliados, que não se conformam em disputar o poder com outras forças diferentes”. Alanir Cardoso expressou ainda sua confiança no empenho da militância comunista para a reeleição de Lula e a condução de Eduardo Campos ao governo do Estado.


 


O deputado federal eleito Renildo Calheiros agradeceu a participação da militância no primeiro turno, ressaltando as votações consagradoras recebidas pelos comunistas. O deputado federal comunista destacou como resultado positivo do primeiro turno das eleições, o surgimento de novas lideranças políticas, em uma referência a Luciano Siqueira, que obteve uma votação expressiva para o Senado, apesar de disputar o cargo com Jarbas Vasconcelos, que foi governador do Estado durante quase oito anos.


 


Em sua retrospectiva, Renildo destacou ainda o papel da imprensa na derrota do presidente Lula no primeiro turno, que, em sua maioria, se posicionou claramente favorável à candidatura do tucano Geraldo Alckmin. “Essa oposição é a mesma que infernizou a vida de Getúlio e Juscelino”, avaliou.


 


Por sua vez, o candidato ao governo de Pernambuco, Eduardo Campos, fez uma retrospectiva das lutas enfrentadas pelas forças progressistas no Brasil e em Pernambuco, frente à ofensiva da direita conservadora, lembrando que foi no Estado que se construiu a primeira frente popular quando negros, índios e brancos se uniram para expulsar os invasores holandeses, em 1654. Campos ressaltou ainda o apoio e a solidariedade que sempre recebeu do PCdoB. Ele também se comprometeu a manter uma relação transparente com os aliados nas futuras disputadas político-eleitorais. “Não esperem nenhuma atitude sorrateira. Vamos manter essa frente unida”, afirmou.


 


O candidato conclamou a militância vermelha a ir às ruas, lembrando: “Não podemos botar salto alto. Não podemos esquecer que o PFL está desesperado diante da possibilidade de ficar mais quatro anos fora do poder, pois isso complica o projeto político deles”.


 


Estiveram presentes ao encontro Eduardo Campos (PSB), candidato a governador, os prefeitos do Recife, Olinda e Camaragibe, João Paulo (PT), Luciana Santos (PCdoB) e João Lemos (PCdoB), respectivamente, o ex-candidato ao Senado Jorge Gomes (PSB) e o ex-ministro Humberto Costa (PT), candidato a governador da coligação Melhor pra Pernambuco no primeiro turno.


 


Também participaram o presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Alanir Cardoso, vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, os deputados comunistas Renildo Calheiros (federal reeleito), Luciano Moura (estadual eleito no primeiro turno) e Nelson Pereira (segundo suplente), os deputados estaduais eleitos Sílvio Costa Filho (PMN) e Ayrinho (PSB), além de vereadores, secretários municipais e dirigentes sindicais.


 


Do Recife
Audicéa Rodrigues