Lula e Eduardo lideram com folga em Pernambuco

 

O candidato a governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), apoiado pela maior frente de oposição já formada no Estado, com 16 partidos aliados entre eles o PCdoB, lidera com folga a pesquisa de intenção de v

Segundo o Vox Populi, Campos já abriu uma vantagem de 25 pontos percentuais sobre o governador-candidato Mendonça Filho (PFL), registrando 58% das intenções de votos contra 33% do candidato da direita. Contabilizados apenas os votos válidos, o socialista tem 64% dos votos contra 36% de Mendoncinha. Os votos válidos são aqueles considerados pela Justiça Eleitoral no momento da totalização, quando são descartados os votos brancos e nulos.


 


Segundo dados da Diário Data Associados publicado ontem (15) pelo Diário de Pernambuco, Eduardo Campos lidera a disputa com 62% dos votos válidos contra 38% de Mendonça Filho. O instituto aponta ainda que a rejeição de Mendonça entre os que não votarão nele de jeito nenhum é de 41%. Já Eduardo Campos, o percentual cai para 22%.


 


Hoje (16) à noite os candidatos a governador Eduardo Campos (PSB) e Mendonça Filho (PFL) se enfrentam no primeiro debate na TV realizado no Estado, no segundo turno. A experiência é novidade para o eleitor pernambucano, que pela primeira na história política do Estado decidirá quem vai governar Pernambuco em uma disputa em segundo turno.


 


Os números das pesquisas de intenção de votos em Pernambuco também beneficiam o presidente Lula, candidato a reeleição. Segundo levantamento feito nos dias 11 e 12 de outubro pelo Diário Data Associados e divulgada hoje (16) pelo jornal Diário de Pernambuco, Lula é o grande favorito do eleitor pernambucano e deve se eleger no dia 29 de outubro com uma folga expressiva.


 


Segundo o levantamento, Lula teria 81% dos votos válidos e Geraldo Alckmin 19%. Na pesquisa estimulado, Lula tem hoje 77% das intenções de votos e Alckmin 18%. Resultados semelhantes foram apresentados pela pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi e divulgada ontem (15) pelo Jornal do Commercio, também do Recife.  


 


No mapeamento das intenções de voto feito de acordo com as regiões do Estado, a pesquisa do Diário Data constatou um favoritismo de Lula em todas as áreas. O presidente obteve 89% das preferências no Sertão do Francisco, onde recentemente  o presidente realizou comício em Petrolina, cidade pólo da região, 77% no Agreste e na Zona da Mata, e 85% no Sertão. Na Região Metropolitana do Recife, Lula tem 75% das intenções de voto, segundo o levantamento do instituto.


 


Do Recife
Audicéa Rodrigues