Teerã diz que EUA usam crise nuclear para pressionar o Irã

O presidente do Parlamento do Irã, Gholam Ali Haddad Adel, assegurou neste domingo (08/10) que algumas potências, e especialmente os Estados Unidos, utilizam o caso nuclear iraniano para pressionar o país dos aiatolás, informou a agência iraniana Fars.

O 5+1 reúne os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais Alemanha. ''Se novamente se fala em ameaça e embargo, isto demonstra que o caso nuclear do Irã não é mais do que uma desculpa utilizada por algumas potências, especialmente os Estados Unidos, para pressionar o Irã'', disse o parlamentar. Segundo o presidente do Parlamento, ''durante os últimos dois dias, e após a reunião do Grupo dos Seis (ou 5+1) houve rumores sobre ameaças e embargos''.


 


''No entanto, levando em conta que nós falamos em termos lógicos e não queremos descumprir as normativas, estamos dispostos a seguir o diálogo'', comentou o governante. Haddad Adel insistiu em que seu país atuou sempre dentro do marco da legalidade internacional e que ''está disposto a pôr seu programa sob qualquer tipo de observação''.


 


''Enquanto a base for o dialogo e a lógica, seguiremos este caminho. Mas se falarem de ameaça e embargo, o Parlamento – que é a voz do povo – insistirá em seu direito de usar a tecnologia pacífica nuclear'', disse Adel. Na última sexta-feira, os ministros de Exteriores de Estados Unidos, China, Rússia, Alemanha, França e Reino Unido decidiram levar a polêmica nuclear com o Irã ao Conselho de Segurança da ONU para o estudo de possíveis sanções.