PCdoB/BA mobilizado para garantir a vitória de Lula
O presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, comenta sobre o significado da eleição de Wagner para governador, os resultados eleitorais do PCdoB na Bahia e sobre a mobilização do Partido para a campanha no segundo tu
Publicado 03/10/2006 10:57 | Editado 04/03/2020 16:21
Para o presidente estadual do PCdoB o resultado eleitoral na Bahia é muito bom. “Foram importantes vitórias: a expressiva votação obtida por Lula no estado (66% dos votos válidos), o que dá uma grande sustentação para a disputa do segundo turno para presidente, e a eleição de Wagner (PT) para o governo do estado no primeiro turno.
Wagner foi eleito numa aliança ampla, da qual participa o PCdoB, que derrotou o PFL de Antonio Carlos Magalhães e Paulo Souto, representantes do atraso e do conservadorismo na política baiana. Além da vitória local contra o PFL, que governa o Estado há 16 anos, o resultado eleitoral na Bahia serve ao projeto nacional sobretudo se a vitória de Lula no segundo turno for confirmada”.
Sobre os resultados eleitorais e os objetivos específicos do PCdoB, Péricles disse que foi uma vitória a reeleição de Alice Portugal e Daniel Almeida para a Câmara Federal. “Não conseguimos eleger Olívia Santana para deputada federal. No entanto, Olívia teve uma expressiva votação e foi a terceira mais votada da coligação na capital. Além disso, reelegemos os três deputados estaduais (Edson Pimenta , Álvaro Gomes e Javier Alfaya) com votações superiores à eleição de 2002. Edson foi o mais votado da coligação e o segundo mais votado do estado”.
Péricles disse que a hora é de concentrar todo esforço na disputa do segundo turno. “Alguns comitês vão continuar funcionando. O PCdoB mantêm-se mobilizado para a batalha do segundo turno e para ampliar ainda mais a vitória de Lula na Bahia”,disse.