Datafolha ouvirá 14 mil para última pesquisa eleitoral

Segundo informou o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Datafolha vai ouvir 14,3 mil entrevistados em todo o País entre os dias 29 e 30 de setembro. O resultadop será divulgado no sábado à noite. Hoje (27), duas pesquisas presidenciais, do Ibope e


 
 
 
 
O Datafolha registrou nova pesquisa presidencial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo informou o site do tribunal, o instituto vai ouvir 14,3 mil entrevistados em todo o País entre os dias 29 e 30 de setembro, na sondagem contratada pela Empresa Folha da Manhã e pela Globo Comunicação e Participações. Registrada sob o protocolo número 20036/2006 em 25 de setembro, a pesquisa será divulgada no sábado, véspera das eleições.


 


Além do Datafolha, mais uma pesquisa do Ibope foi registrada no TSE e deverá ser divulgada nos próximos dias. De acordo a assessoria de imprensa do tribunal, o levantamento registrado na segunda-feira (25) tem apenas o Estado de São Paulo como área de abrangência, mas verificará as intenções de voto para presidente, governador e senador no maior colégio eleitoral do País.


 


Segundo a Lei Eleitoral, os institutos de pesquisa são obrigados a fazer o registro da sondagem de opinião no TSE no prazo de até cinco dias antes do anúncio dos resultados. Com esta determinação, o Ibope só poderá divulgar o levantamento a partir do sábado. O TSE informou que a pesquisa foi contratada pela Globo com o registro número 19920/2006 e tem previsão de entrevistar 2.002 pessoas em São Paulo entre amanhã e sábado.


 


Antes destas pesquisas, Ibope e Datafolha divulgarão outras sondagens de abrangência nacional com a intenção de voto para presidente da República. O primeiro levantamento, encomendado pela Globo e com o registro número 19547/2006, foi iniciado no sábado e terminará nesta quarta-feira (27). Ontem, o Ibope informou que a coleta com 3.010 pessoas será divulgada hoje.


 


Já a pesquisa do Datafolha, com protocolo número 19635/2006 e encomendada pela Empresa Folha da Manhã em parceria com a Globo será mais abrangente e entrevistará 7.930 pessoas entre ontem e hoje. A assessoria do Datafolha, por sua vez, informou que a divulgação também será feita nesta quarta-feira.


 


Ontem, o instituto Sensus divulgou seu mais recente levantamento nacional, que apontou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticamente estável e com grande possibilidade de vitória no primeiro turno da eleição. Segundo a pesquisa de voto estimulada, Lula passou de 51,4% para 51,1% na sondagem divulgada hoje, realizada entre os dias 22 e 24 de setembro. Esses 51,1% representam 59% dos votos válidos, que excluem os votos brancos e nulos. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, subiu de 19,6% em agosto, para 27,5%, em setembro, obtendo o equivalente a 31,8% dos votos válidos.