Datafolha São Paulo: Mercadante sobe 5 pontos, Serra desce 1

O candidato do PSDB-PFL ao governo de São Paulo, José Serra, oscilou 1 ponto para baixo em duas semanas, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 18 e 19 de setembro, e elevou sua rejeição de 17% para 21%. Mas o Datafolha indica 48% das intençõe

A sondagem, que teve seus números divulgados no jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira, foi a primeira a refletir as denúncias publicadas pela revista IstoÉ, que vincula Serra à chamada máfia dos sanguessugas, e a prisão de petistas com dinheiro que seria supostamente utilizado na compra de um dossiê com denúncias contra Serra. Mas, para o Datafolha, “o levantamento provavelmente ainda não capta” toda a repercussão das denúncias.



Na capital, 43% contra 26%



A diferença entre Serra e Mercadante reduziu-se de 31 para 25 pontos em duas semanas, a menos de duas semanas da eleição. O terceiro colocado, Orestes Quércia, do PMDB, oscilou de 11% para 9% das intenções de voto. Carlos Apolinário (PDT) se manteve com 2% e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), mais uma vez, obtém 1% das preferências.



Entre os eleitores paulistas com escolaridade superior, Mercadante ganhou sete pontos percentuais (passou de 17% para 24%) enquanto Serra perdeu seis (de 63% para 57%). Entre os que têm renda acima de cinco e até dez salários mínimos o petista passou de 24% para 31% e o peessedebista caiu de 52% para 45%.
Mercadante ganhou oito pontos percentuais no interior (passou de 13% para 21% das intenções de voto). Serra perdeu três pontos (de 54% para 51%). Na capital, o tucano continuou com 43% e o petista passou de 23% para 26% das intenções de voto.



Mercadante cola em Lula



A taxa dos eleitores que têm intenção de votar em Lula para presidente e Mercadante para governador subiu de 38% na pesquisa do início do mês para 45% hoje. O percentual dos que votam Lula presidente e Serra governador passou de 32% para 29%.



Se houvesse um segundo turno hoje entre os dois primeiros colocados na pesquisa, Serra teria 57% e Mercadante ficaria com 33% do total de votos. No levantamento anterior, o candidato do PSDB batia o petista por 62% a 28%. Assim, a vantagem do tucano foi reduzida em dez pontos percentuais (passou de 34 pontos percentuais na semana passada para 24 hoje).



Com Datafolha