Adversários tentam cercear discurso da esquerda
As críticas feitas pelos candidatos a governador, Humberto Costa, e a senador, Luciano Siqueira, da coligação Melhor pra Pernambuco nas inserções da televisão e no guia eleitoral à gestão da segurança pública n
Publicado 16/09/2006 18:38 | Editado 04/03/2020 16:59
Nesta sexta-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral (PE) negou dois pedidos de liminar da coligação União por Pernambuco, permitindo a permanência nos programas e inserções de Luciano Siqueira das críticas à gestão da segurança pública nos governos Jarbas-Mendonça. O tribunal ainda não apreciou os pedidos semelhantes contra os programas de Humberto Costa.
Diante do alto número de assassinatos registrados este ano em Pernambuco, com destaque para os 55 homicídios ocorridos no feriadão de 7 de setembro., nos seus programas de TV da última quarta-feira, Humberto Costa (PT) e Luciano Siqueira (PCdoB) criticaram a política de segurança do atual e do ex-governador do Estado.
O guia do petista resgatou ainda o depoimento do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Rodney Miranda, no qual ele reconhece que houve um “afrouxamento”, no feriado, na fiscalização dos bairros atingidos pela Lei Seca. A União tentou na Justiça suspender a veiculação dos quatro programas que tratam do assunto e, no mérito, requerem a concessão de direito de resposta tanto ao atual como ao ex-governador.
Em seu blog, o candidato comunista ao Senado, Luciano Siqueira, comentou a atitude da coligação União por Pernambuco. “Ao invés de respostas claras e consistentes, o cerceamento da palavra. É a atitude da dupla Mendonça-Jarbas diante das críticas das oposições, por mais apoiadas que sejam em fatos de pleno conhecimento público”.
Segundo ainda Siqueira, “assim foi quando em nosso programa abordamos os termos agressivos e eticamente inconvenientes com que o ex-governador se referiu ao programa Bolsa-Família e assim tem sido em diversas oportunidades. Como agora, em relação ao grave e incontornável problema da segurança, que vem sendo tratado pelos programas da coligação Melhor pra Pernambuco”.
Para o candidato comunista, os números incomodam demais a quem se sente com responsabilidade em cartório e tenta botá-la embaixo do tapete. “A queixa dos governistas se concentra na argumentação crítica que temos feito, partindo da ocorrência. real, contundentemente real, de 55 homicídios ocorridos no feriadão de 7 de setembro. Uma marca que mantém Pernambuco no topo dos Estados mais violentos do país”, ressalta Siqueira.
Serviço: lucianosiqueira.blogspot.com e www.lucianosiqueira656.can.br